Corumbá

Embrapa Pantanal distribui mudas de plantas no Aeroporto de Corumbá

Passageiros desembarcavam e ganhavam mudas

 

Passageiros desembarcavam e ganhavam mudas

A Embrapa Pantanal realizou a distribuição de mudas de manjericão e de capim cidreira aos passageiros que desembarcaram no voo da Trip, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Quem estava no local pode experimentar, também, uma das receitas que pode ser feita a partir de uma das plantas: delicioso chá de capim cidreira, que estava sendo servido no local.

As plantas doadas são provenientes da “Unidade Demonstrativa de plantas medicinais, condimentares e aromáticas da Embrapa Pantanal”, localizada na Área de Projetos Sociais da Infraero “O amanhecer em nossas mãos”, no Aeroporto Internacional de Corumbá – MS.

De acordo com o pesquisador Marçal Henrique Amici Jorge, responsável pela ação, o objetivo é divulgar o trabalho técnico-científico da Embrapa e as atividades sociais desenvolvidas com os parceiros. “As plantas são descartes de pesquisas que serão doadas como material propagativo. Tudo isso previsto pelo projeto. O que não vira composto orgânico se transforma em muda a ser doada. Provavelmente, a próxima distribuição acontecerá no início do semestre que vem” explica o pesquisador. Cada muda foi acompanhada por três folderes, institucionais e técnicos.

Segundo o Superintendente da Infraero em Corumbá, Carlos Alberto Rocha, o órgão segue a política pública do Governo Federal onde cada aeroporto, em todo o Brasil, precisa possuir pelo menos um projeto social em andamento. “Poder contar com a parceria da Embrapa e de outras instituições é muito positivo para que possamos atingir essa meta social e contribuir, assim, para o desenvolvimento da população local”, explicou o superintendente.

O público que recebeu as mudas aprovou a iniciativa. Foi o caso de Giselia Alexandre, que estava com Gabriela de apenas 6 meses esperando o marido chegar de viagem. Além de ganhar um exemplar de cada planta, encheu a mamadeira da neném com o chá de capim cidreira, e a pequena adorou: ” ela estava chorando, começou a tomar o chá e ficou calminha. Só chorou para pedir mais”, comentou a mãe de Gabriela, e ainda afirmou: ” vou plantar o Capim Cidreira em casa”. Amanhã as doações continuarão no horário de desembarque de passageiros.

Parcerias

Desde 2005, a Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, implantou uma Unidade Demonstrativa de Multiplicação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, na área de projetos sociais da Infraero, que atualmente conta com 30 canteiros.

Há aproximadamente dois anos a Unidade expandiu a produção graças a uma parceria firmada com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Corumbá, onde uma outra Unidade Demonstrativa conta com aproximadamente 25 canteiros.

Mais recentemente o 17º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro firmou parceria com a equipe da Embrapa Pantanal e 30 canteiros, nos mesmos moldes das outras Unidades Demonstrativas parceiras na Infraero e na Apae, estão sendo formados na área do Exército, onde serão produzidas hortaliças para suprir a demanda alimentar dos militares.

Também são parceiros da Embrapa Pantanal a Prefeitura de Corumbá, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Este ano o projeto de Plantas Medicinais recebeu um reconhecimento nacional por meio da Premiação por Excelência – Categoria Destaque da Unidade, realizado pelo Departamento de Gestão de Pessoas – DGP e Coordenadoria de apoio à Estratégia e Desempenho – CED , da Embrapa.

 

Por: Da Redação