Veja os requerimentos aprovados pelos vereadores na sessão do dia 30 de março.
João Lucas
Aprovou requerimentos em que solicita ao Executivo Municipal a realização de reparos no serviço de iluminação pública no bairro Padre Ernesto Sassida e na rua principal do assentamento Urucum. Requereu que seja promovido reparos no lajotamento da rua Ladário entre as ruas Dom Aquino e América e realize lajotamento na alameda Pau Rolou. Enviou solicitação, à Agetrat, para que instale placas de sinalização na rua José Orcírio Miranda dos Santos, no bairro Padre Ernesto Sassida.
Cristina Lanza
Teve aprovados, em plenário, requerimentos à Secretaria Municipal de Infraestrutura solicitando que execute operações tapa-buracos nas ruas Marechal Deodoro entre ruas Pernambuco e Bahia; na Marechal Floriano entre ruas Pernambuco e Paraná; na Minas Gerais entre 15 de Novembro e Cáceres. Enviou ofícios ao DNIT e Agetrat para que realize pintura e implante placas de sinalização na rua 21 de Setembro, no trecho que é conhecido por Anel Viário.
Marcelo Iunes
Solicitou, por meio de requerimentos, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura promova o serviço de tapa-buracos no trecho da rua São Paulo entre 15 de Novembro e Antônio Maria Coelho, no bairro Cristo Redentor, e também na rua Minas Gerais, da 15 de Novembro até a Cáceres, e que seja refeito o asfalto da via, que devido a colocação de manilhas para escoamento de águas pluviais foi praticamente destruído. Ainda pediu que seja realizado a manutenção e o reparo das lajotas de trecho da rua General Osório, atrás da TV Morena, no Morro do Paraíso, no bairro Popular Velha.
À Prefeitura solicitou estudos para construção, no terreno onde funcionava a feira Brasbol, de uma capela municipal e ampliação do Cemitério Santa Cruz. O estudo deve ser feito caso o terreno não seja doado para a volta do funcionamento da antiga freirinha.
Solicitou que o Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Saúde apliquem a lei federal da isonomia salarial para que os demais Profissionais de Serviço de Saúde recebam o equivalente ao Profissional de Serviço de Saúde-Dentista. De acordo com o requerimento, os dentistas recebem cerca de R$ 3.360 mensais por 20 horas semanais, enquanto que os demais Profissionais de Serviço de Saúde recebem cerca de R$ 1.900 por 40 horas semanais.
Para a Secretaria Municipal de Produção Rural solicitou que faça o serviço de automatização do poço, já existente, no assentamento Paiolzinho, que fica atrás da escola. Também pediu que instale caixas d’água para armazenamento da água retirada do poço.
À Funec pediu que providencie a liberação de quatro ônibus para que a Torcida Jovem Corumbaense possa se deslocar até Chapadão do Sul para acompanhar o jogo do Corumbaense pelas quartas de final do Estadual de Futebol da Série A.
Youssef Salla
Solicitou que Funec e Secretaria de Infraestrutura instale telas no teto do Centro Esportivo Nação Guató para evitar o acesso de pássaros, pombas especialmente. As fezes de pombos podem contaminar por fungos.
Luciano Costa
Solicitou que o Governo do Estado adote medidas urgentes de segurança pública em Corumbá, aumentando o efetivo e encaminhe pelo menos 10 viaturas para o serviço policial na cidade. Solicitou queda Secretaria Municipal de Infraestrutura faça a recolocarão do cruzeiro no cemitério municipal para o acendimento de velas.
Evander Vendramini
No requerimento pediu que Prefeitura promova, junto à Secretaria de Finanças, estudos para desmembrar lotes do total da área permitindo que se pague imposto sobre o lote específico e não sobre toda a extensão do terreno.
Doutor Sabatel
Teve aprovado requerimento para a Central dos Correios em Corumbá solicitando que, suas agências locais, cumpram alei que rege sobre o atendimento prioritário.
Requereu que a Secretaria Municipal de Infraestrutura execute a manutenção dos postes de iluminação da rua Cabral entre 15 de Novembro e Frei Mariano. Também solicitou que a Secretaria de Infraestrutura altere a metodologia das operações tapa-buracos realizadas na cidade. Atualmente, é feita a rasparem de todas as emendas asfálticas que existem no trecho e recuperam a via. Em muitas vezes deixam os espaços abertos e esse procedimento pode acarretar danos aos veículos e causar riscos desnecessários para condutores e pedestres. A via só deveria ser liberada quando estiver em reais condições de uso.
Projeto de Lei do vereador Marcelo Iunes quer criar a Campanha Antitabagismo nas escolas de Corumbá
O vereador Marcelo Iunes apresentou, na sessão ordinária de ontem, 30, um projeto de Lei que cria a Campanha Antitabagismo nas escolas públicas e particulares de Corumbá.
Segundo o autor, a campanha serve para valorizar a saúde e também alertar os estudantes sobre os males causados pelo cigarro. Pelo documento, as escolas ficam responsáveis em organizar atividades bimestralmente.
Agora, o projeto segue para análise das comissões da Câmara, que emitirão seus pareceres.
Projetos de Lei criam estacionamento de bicicletas nas escolas e alternativa de transporte público em Corumbá
Na sessão ordinária de ontem, 30, foram aprovados dois projetos de Lei do vereador Yussef Salla, relativos ao transporte da população corumbaense.
O primeiro dispõe sobre a criação de bicicletários nas escolas públicas e privadas da cidade, com o objetivo de incentivar os alunos, professores e funcionários a adotarem o meio de transporte para se dirigirem até a instituição. Em sua justificativa, o vereador apontou “o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo, bem como reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera”.
Já o segundo projeto de Lei cria o serviço de ônibus executivo, que integrará o sistema de transporte público do município. De acordo com o documento, micro-ônibus, dotados de uma única porta, seriam utilizados como alternativa aos ônibus, em horários limitados.
Ambos os projetos receberam pareceres favoráveis das comissões da Câmara Municipal e agora serão encaminhados para sanção do prefeito, Paulo Duarte.
Por: Da Redação