A Prefeitura de Corumbá licita na terça-feira (16) a construção da Unidade Fluvial de Saúde que vai beneficiar as famílias ribeirinhas do Pantanal sul-mato-grossense. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde, com contrapartida do Município. Corumbá será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a contar com este tipo de embarcação. O barco contará com toda a estrutura para atender os mais de três mil ribeirinhos do Pantanal corumbaense.
Entre os itens previstos, estão consultórios médico, odontológico e de enfermagem, ambiente para armazenamento e oferta de medicamentos, laboratório, sala de vacina, banheiros, sala para outros procedimentos ambulatoriais, cozinha e cabines com leitos em quantidade suficiente para abrigar a tripulação. Equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e de laboratório, além de agentes comunitários que atuam na Estratégia Saúde da Família atuarão na embarcação.
Além do recurso para a embarcação, o Ministério da Saúde custeará parte dos serviços. “Este é um grande programa nacional, pois o brasileiro que vive na Amazônia ou no Pantanal tem o mesmo direito à saúde que qualquer outro cidadão”, disse na época do convênio o ministro Alexandre Padilha. “Com a unidade fluvial, vamos ampliar e melhorar o serviço hoje realizado pelo Programa Social Povo das Águas para atender essa população da forma como sempre desejamos e como ela merece”, destacou o prefeito Ruiter.
O compromisso do ministro da Saúde com o programa Povo das Águas foi firmado em julho do ano passado, quando Padilha recebeu o prefeito Ruiter em Brasília. Na ocasião, o ministro garantiu o atendimento ao pleito por se tratar do Pantanal, uma região especial e com características semelhantes às da Amazônia, quanto às distâncias.
No dia 24 de agosto, o ministério autorizou a entrega dos projetos das 32 embarcações que prestarão assistência integral e contínua à saúde das populações ribeirinhas de todo o Brasil e, logo em seguida, Corumbá apresentou sua proposta, juntamente com amplo material ilustrativo sobre o programa municipal, realizado regularmente desde março de 2010.
Por: Da Redação