Com o objetivo de aprimorar cada vez mais o conhecimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, professores das escolas de educação integral e de tempo estendido, participaram de uma capacitação continuada, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. A capacitação aconteceu na tarde desta segunda-feira (21).
O encontro trabalhou a disciplina “Bonito por dentro e por fora”, que visa à mudança de comportamento dos alunos, orientando-os quanto às condições adequadas de higiene e saúde.
“Com a implantação da educação integral, nós colocamos algumas disciplinas que são experiências significativas para os alunos. Ao invés de colocar hábitos de higiene, que é importante para todos nós, colocamos ‘Bonito por dentro e por fora’ e intensificamos a importância de estarmos bem por dentro, nos vestirmos bem, estarmos bem apresentável para os amigos da escola, cuidarmos da nossa saúde, nossos hábitos alimentares, de higiene, a saúde sexual e do corpo todo”, reforçou o secretário de Educação, Hélio de Lima.
Um outro tema também discutido entre os profissionais da educação que trabalham com turmas de 1ª a 5ª série e de 6ª ao 9º ano, foi “Juventude em ação”, que abordou o que a juventude de Corumbá planeja para a sua vida e futuro, e quais melhorias podem ser aplicadas para que se desenvolva um trabalho de qualidade com esses alunos.
Durante a tarde, professores e funcionários das escolas municipais localizadas na zona rural também receberam informações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
Por: Da Redação