A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, e o secretário de Saúde, Antônio Juliano de Barros, participaram de reunião com o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa. Durante o encontro, foram discutidos projetos para a área de saúde pública que podem ser implantados em Corumbá.
“Nos trouxe várias propostas para que a gente possa melhorar e ampliar o atendimento à nossa população ribeirinha, principalmente na questão da área da saúde”, destacou a vice-prefeita. “Dentro do Povo das Águas fazemos esse atendimento. Mas, temos a consciência que ainda é insuficiente para atender aquela população. Foram apresentados projetos do Ministério da Saúde, como as ‘ambulanchas’, UBS Fluvial e ponto de apoio de saúde na região ribeirinha. Acredito que uma vez implantados, vão auxiliar nosso trabalho e ampliar os atendimentos, que são tão importantes para aquela população”, completou Bia Cavassa.
Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, a reunião esclareceu inúmeros questionamentos. “Mostrou caminhos que nos levam a projetos para melhorar a qualidade de vida, principalmente da nossa população ribeirinha, do nosso morador das regiões do Alto e Baixo Pantanal. A presença dele agregou muito conhecimento à nossa equipe”, disse.
“Aqui em Corumbá pensamos muito na atenção aos ribeirinhos, eles estão distantes da área urbana. Viemos trazer propostas das unidades básicas de saúde fluviais, das ambulanchas e SAMU aquático para Corumbá. São projetos que já existem em desenvolvimento na Amazônia e que são importantes que estejam implantados aqui no Pantanal. São propostas do Ministério que podem ser encaminhadas, estão dentro do escopo dos serviços da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde”, afirmou o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Costa, ao classificar a reunião como “muito produtiva e muito positiva” e com “vontade de resolver os problemas da cidade” .
*Comunicação PMC