Corumbá

Em Corumbá, “Junho Verde” reforça ações voltadas à preservação ambiental

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado hoje, segunda-feira, 5 de junho, e a data está sendo comemorada na maior cidade pantaneira com a Semana do Meio Ambiente – “O Plástico é Reciclável, Corumbá Não!”, aberta ontem, domingo, no Jardim da Independência, e vai até quarta-feira, 7.

As atividades estão a cargo da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Para esta segunda, a programação será durante o dia de conscientização e incentivo a redução do uso de itens plásticos, principalmente aqueles com durabilidade menor do que um ano.

Esta ação consiste em um dia que os supermercados parceiros não disponibilizarão sacolas plásticas para seus clientes, no intuito de promover a substituição deste item por alternativas mais sustentáveis. Está programada ainda palestra sobre “A importância do desuso de copos descartáveis”, das 8 às 10 horas, com Lenir Alencar (FMAP), na Transli Transportadora Liberdade, para funcionários da empresa.

JUNHO VERDE

Apesar da programação da Prefeitura prever atividades até o dia 7, as ações voltadas à preservação do meio ambiente se desenrolarão durante todo o mês, com o “Junho Verde”, instituído por meio da Lei 2.876, de 11 de maio de 2023, de autoria do vereador Allex Dellas.

O “Junho Verde” é o mês voltado à valorização, conscientização e promoção ambiental, e faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Corumbá.

No final da semana passada o vereador esteve se encontrou com a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, para tratar da questão, como forma de dar sequência às atividades, principalmente de conscientização e educativa, durante todo o “Junho Verde”.

Allex sugeriu inclusive a realização de uma campanha no sentido de orientar a população sobre a forma adequada de descartar o óleo vegetal de cozinha, para evitar danos ao meio ambiente e até mesmo prejuízos aos cofres públicos, já que grande parte do produto é descartado direto na rede de esgoto, o que pode provocar entupimento e até rompimento da rede.

Na agenda na Fundação, Allex conversou também sobre as ações de conscientização voltadas ao combate às queimadas urbanas, ressaltando que o órgão dispõe de cartilhas focando o tema que também causa danos sensíveis ao meio ambiente e à saúde da população. A ideia é intensificar a distribuição das cartilhas, como forma de combater a ação que é prejudicial ao ambiente como um todo.

Allex lembra que a Lei recém sancionada pelo prefeito, prevê que, durante o “Junho Verde”, os órgãos públicos municipais desenvolverão atividades alusivas à promoção e a valorização do meio ambiente, conservação da natureza com foco no desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, além de incorporar a realização da Semana Municipal de Meio Ambiente.

Allex explicou que “o Junho Verde tem a missão de promover e desenvolver ações de educação ambiental e sustentabilidade com apoio da sociedade civil, de forma trazer conhecimento e sobre os cuidados de preservação. Com certeza, fará do mês de junho um exemplo a se irradiar para todos os outros meses do ano, promovendo ações que vão fazer parte do cotidiano das pessoas que residem em nossa cidade”.

“É importante para esclarecer a população do nosso Município sobre a importância da conscientização ambiental; promover e estimular atividades a ações nos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino, entre outras; conscientizar a população sobre os impactos ambientais e estimular medidas que visem a preservação, a manutenção do meio ambiente, da fauna e flora sadia em benefício da população”, enfatizou.

*Assessoria de Comunicação da Câmara