Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, fiéis estão lotando a capela de Nossa Senhora Aparecida para homenagear a Santa, padroeira do Brasil, cujo data é celebrada neste 12 de outubro. Somente esta manhã, quatro missas foram realizadas e mais duas acontecem à tarde, uma às 15 horas, no mesmo local, e a última, às 17 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer, seguida de uma procissão até a capela, onde acontece a coração de Nossa Senhora.
Este ano, os fiéis iniciaram as comemorações dos 50 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida em Corumbá. Ao programação do Ano Jubilar começou em março e nesta sexta, os católicos deram sequência às celebrações durante as missas na capela, localizada na Rua Tenente Melquíades de Jesus, 1555.
Hoje, as festividades para a Santa começaram logo cedo. A primeira missa foi celebrada às 05h30. A terceira começou às 09h25 e contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que estava acompanhado de assessores, entre eles o secretário Haroldo Ribeiro Cavassa, de Assistência Social e Cidadania, e Maria Antonieta Sabatel, secretária de Saúde. Presente também o vereador Carlos Alberto Machado (PT), além de outras autoridades.
A missa foi celebrada pelo padre Fábio Vieira, pároco da Capela de Nossa Senhora da Candelária, que aproveitou a presença das autoridades para orar pelo Brasil e por Corumbá. Destacou o dia como “expressivo de fé e de religiosidade popular”, e que todos se amparam na imagem da Santa, para as suas conquistas.
A programação festiva neste dia será encerrada com a coroação solene de Nossa Senhora, seguido de um show pirotécnico. Além das celebrações religiosas, o dia está sendo marcado também pela quermesse em frente à capela, com comercialização de comidas e bebidas.
Às vésperas do Ano Jubilar, o mês de outubro foi todo dedicado à Santa. A programação teve início no dia 03 com uma novena e, a cada dia, a Igreja Católica tem homenageado diferentes grupos religiosos.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida chegou a Corumbá em 06 de fevereiro de 1963. Os 50 anos estão sendo celebrados desde o início deste ano e serão encerradas em 2013.
O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é feriado nacional desde que o Papa João Paulo II consagrou em 1980, a Basílica, o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, e capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Dom Pedro de Almeida, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica.
O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde.
Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu quando João Alves jogou sua rede e ao invés de peixe, ele apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço.
Após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, segundo os relatos, os três pescadores apanharam tantos peixes que foram obrigados a voltarem para o porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar a embarcação deles. Este foi o primeiro milagre atribuído à imagem.
Por: Da Redação