Ícone do site Pérola News

Em Corumbá, FETEMS participa de debate sobre acordo com o Governo

Roberto Magno Botareli Cesar, explicou ponto por ponto do acordo
Representantes dos sindicatos de Corumbá e Ladário participaram da Assembleia

À tarde desta quinta-feira (25) foi marcada por um intenso debate no município de Corumbá em uma Assembleia Geral extraordinária dos trabalhadores em educação das redes públicas de ensino, na Escola Estadual Julia Gonçalves Passarinho (JGP), organizada pelo SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), com a presença da direção da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). A pauta da atividade foi o acordo firmado entre a Federação e o Governo do Estado no dia 16 de outubro.

Na ocasião o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, explicou ponto por ponto do acordo com o Governo e também repassou aos trabalhadores corumbaenses qual é a atual situação do cumprimento das questões acordadas. “Quando a direção da Federação está presente no interior, em atividades com a base, temos a oportunidade de debater sobre as nossas lutas e ouvir os companheiros (as). Como, por exemplo, repassar que a nossa primeira parte do acordo com o Governo do Estado já foi cumprido e a reformulação do nosso Estatuto já foi aprovada pela Assembleia Legislativa”, afirma.

O presidente da Federação repassou aos trabalhadores em educação que após a aprovação da reformulação da Lei Complementar 087/2000 (Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) a carreira dos professores e administrativos em educação já está unificada, as vagas da promoção funcional já estão ampliadas e a implantação de 1/3 de hora-atividade para 2014 já está garantida em lei e que na próxima semana a segunda etapa do acordo já começa a se debatida. “Após a primeira etapa cumprida nós passamos ao debate com o Governo sobre o Concurso Público para os professores e administrativos em educação, pois o edital será lançado em novembro e nós vamos fazer parte da construção dos pontos do concurso, em relação a isso já está acertado que as provas serão regionalizadas, com validade de dois anos podendo ser prorrogada por mais dois anos e o conteúdo específico terá uma pontuação maior do que o conteúdo geral”, disse.

Além disso, o professor Roberto Botareli ressaltou a categoria que o governador, André Puccinelli (PMDB), irá manifestar ao STF (Supremo Tribunal Federal) com a presença da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) o seu desinteresse pela ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n⁰ 4848, que questiona o reajuste da Lei do Piso Salarial Nacional e também irá fazer a defesa nacional da política salarial defendida pela CNTE, que luta para implantar nacionalmente o reajuste do piso pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 50% do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Para o secretário de políticas públicas municipais da FETEMS, Ademar Plácido da Rosa, que acompanhou o presidente da Federação na atividade, esse momento é de extrema importância para que a categoria fique ciente que como estão os andamentos das lutas em prol da qualidade da educação pública de MS e do Brasil. “Quando estamos presentes, em contato com a base, podemos realizar um amplo debate e esclarecer as dúvidas sobre questões importantes como este acordo firmado com o Governo e também temos a oportunidade de sentir como os trabalhadores em educação estão vendo as questões que estão sendo debatidas em nível estadual e nacional”, ressalta.

Já o presidente do SIMTED de Corumbá, Aloísio Espinosa, enfatizou que o sindicato respeita as instâncias do movimento sindical, por isso chamou a Federação nesta Assembleia Geral para explicar os pontos do acordo e debatê-los com a categoria. “Aqui é uma oportunidade para a base expor a sua angustia e tirar as suas dúvidas com os dirigentes da FETEMS que estão no dia a dia em Campo Grande em contato com as questões da nossa luta em nível estadual e nacional, como os pontos do acordo com o Governo que estavam gerando alguns questionamentos por parte dos trabalhadores em educação”, conclui.

Também estiveram presentes na atividade a presidenta do SINTEL de Ladário, Thânia Nazarete e o vice-regional de Corumbá e Ladário da FETEMS, Raul Delgado.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile