Os moradores do residencial Ana Brites, no Bairro Guató, serão beneficiados com uma moderna unidade de saúde que está em fase de construção na Rua José de Barros Maciel. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado na cidade por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura.
Esta é a última obra integrante do PAC Casa Nova no Guató. Os serviços foram iniciados no primeiro semestre e será de extrema importância para as ações de saúde pública para a comunidade daquele residencial.
O prédio, concluído, contará com 850 metros quadrados. Será dotado de cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de coleta de exames, farmácia, vacina, psicologia e serviço social, sala de curativo, salão para reuniões, auditório para 50 pessoas, além de dependências para os agentes de saúde, setor administrativos, copa/cozinha e sanitários.
Esta é a quarta unidade de saúde que a Prefeitura constrói em Corumbá. Duas delas já foram inauguradas, a Padre Ernesto Sassida, no Aeroporto, e Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima. A terceira, Luís Fragelli, está em fase de constrição na Avenida Rio Branco, no Bairro Aeroporto.
Com a implantação dessa nova unidade, a comunidade da parte alta da cidade estará muito bem atendida por serviços de saúde pública. É que, além dela, a Prefeitura está ultimando os preparativos para a entrega da Unidade de Pronto Atendimento Médico 24 Horas (UPA-24 Horas) do Bairro Guató, o pronto socorro da região sul da cidade.
Estas quatro unidades integram um pacote de benefícios que está sendo cumprido pela Prefeitura que está aplicando cerca de R$ 12 milhões em construções, reformas e ampliações de unidades de saúde, para ampliar a capacidade de atendimento à população, uma das prioridades do prefeito Paulo Duarte, além de programas e projetos em andamento ou em fase de implantação.
Além das unidade de saúde, a Prefeitura entregou dias atrás, o novo Laboratório Municipal, junto ao complexo do hospital da cidade, ao lado do Pronto Socorro. O novo laboratório funciona em um prédio anexo ao Hemonúcleo, reformado e ampliado pelo Município, com recursos próprios.
O Laboratório funcionava no antigo Centro Integrado de Saúde, no prédio do antigo mercado. Lá também estavam a farmácia central e a fisioterapia que, na segunda-feira, 30, passaram a funcionar no prédio reformado e readequado pelo Município, na Rua América, 427, entre a Tiradentes e Ladário, centro da cidade.
Por: Da Redação