Corumbá

Em Corumbá, comunidade da Alameda Havaí recebe infraestrutura

 

Os moradores da Alameda Havaí, localizada na área central da cidade, estão sendo atendidos com obras de infraestrutura que vão proporcionar uma sensível melhoria na região, principalmente no que se refere a acessibilidade. No local, a Prefeitura de Corumbá iniciou serviços de terraplanagem, preparando o local para pavimentação com lajotas sextavadas. A pavimentação atende uma antiga reivindicação da comunidade, reforçada durante a realização de uma ação Prefeito Presente no Estádio Arthur Marinho.

Os serviços foram iniciados na última semana e fazem parte de uma proposta do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que é proporcionar a urbanização de localidades como a própria Alameda Havaí, como também do Jardinzinho, Conjunto Camalote, Alameda Vulcano, entre outras, que já receberam a pavimentação por meio de lajotas sextavadas.

A Alameda Havaí está localizada na área central da cidade, no prolongamento da Rua Luiz Feitosa Rodrigues, ligando as ruas Dom Aquino e Treze de Junho. A comunidade, anteriormente, já havia sido beneficiada como o viaduto da Treze de Junho, que livrou os moradores da antiga escadaria com mais de 220 degraus, utilizados para ultrapassar o conhecido ‘buracão da Treze’.

Agora, foi iniciada a pavimentação do trecho que vai permitir melhores condições de tráfego dos moradores da região, incusive de veículos. A obra está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. Serão implantados cerca de 500 metros quadrados de pavimento, além de um espaço de lazer para a comunidade.

“Um sonho até então impossível que está se realizando”. Foi dessa forma que definiu a moradora da alameda, Beatriz Mendes, residente no local há 28 anos. “Mudei para cá quando casei. Não tinha nenhuma infraestrutura, só um vão para passar. Era bem pior. Hoje até carro entra aqui”, comemora, lembrando a implantação do viaduto, inaugurado em 2011 e, agora, a pavimentação.

Em toda a cidade

A pavimentação da Alameda Havaí integra um projeto da Prefeitura que está permitindo levar a mesma estrutura a várias regiões da cidade, um investimento de R$ 1,5 milhão, recursos próprios. Para se ter uma ideia, o mesmo benefício já atendeu moradores dos bairros Dom Bosco, Popular Velha, Cristo Redentor e Guatós.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, engenheiro Ricardo Ametlla, afirma que o serviço faz parte de uma proposta do prefeito de pavimentar 90% das vias urbanas da cidade até o final de sua administração.

Somente no Bairro Dom Bosco foram pavimentadas com lajotas, as ruas e alamedas existentes entre a Cuiabá e o aeroporto, além das alamedas Chile e Argentina, entre as ruas Gabriel Vandoni de Barros e República do Paraguai.

Já na parte alta, a Prefeitura está atendendo a comunidade, com a criação de uma nova via de acesso ao Cristo Redendor, com a pavimentação em lajotas sextavadas da Rua 15 de Novembro, trecho entre a Popular Velha e o Cristo.

O pavimento acontece ao lado da galeria que corta o Cristo Redentor até a Popular Velha, que recentemente foi interligada à galeria da rua Rua Geraldino Martins de Barros, responsável pela captação de água pluvial de parte da região sul, conduzindo até o rio Paraguai, eliminando pontos de alagamento na região leste.

O secretário informou ainda que na região sul, os trabalhos foram iniciados pelo bairro Guatós e outras vias serão contempladas. A medida visa melhorar a acessibilidade e, ao mesmo tempo, permitir a ligação dessas vias a outras com pavimento asfáltico. Ametlla lembra ainda que, outras localidades estão sendo atendidas também com este tipo de pavimento, por meio do programa Se Essa Rua Fosse Minha, como é o caso do Cravo Vermelho II e III.

 

Por: Da Redação