Promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, a Caravana da Saúde será realizada na Escola Estadual João Leite de Barros, localizada na rua Cabral, entre as ruas Antônio Maria e Antônio João, Centro. O Dia D da ação será em 4 de outubro, mas os trabalhos começam antes.
“Reiteramos a necessidade das pessoas procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região para fazer o agendamento do atendimento. Uma equipe da Prefeitura fará o contato com esse paciente informando o dia e o horário em que ele será atendido pela Caravana”, afirmou o secretário municipal de Governo, Marcio Cavasana.
Nesta segunda-feira, 14 de setembro, mais um encontro entre as equipes do Estado e da Prefeitura deram prosseguimento aos preparativos do evento. “Estamos trabalhando da forma mais integrada possível para que a população possa usufruir da melhor forma possível da Caravana da Saúde”, completou Cavasana, lembrando que a ação foi um dos temas do primeiro encontro entre o prefeito Paulo Duarte e o governador Reinaldo Azambuja, ainda no começo do ano.
“O prefeito solicitou que a Caravana da Saúde viesse à nossa região ainda neste ano e o governador atendeu esse pedido. A expectativa é de que sejam zeradas as filas de espera de diversas especialidades médicas”, concluiu o secretário de Governo. O encontro de hoje definiu detalhes da logística do atendimento.
Todos os pacientes agendados receberão crachás com a identificação pessoal e os procedimentos pelos quais passarão. A utilização do acessório é indispensável para o bom funcionamento dos trabalhos. A entrega do documento será feita antecipadamente pela Central de Regulação do Município. Equipes da Secretaria Estadual de Saúde também farão os crachás no local. O secretário municipal de Saúde de Ladário, Cleber Colleone, também participou da reunião, realizada na Central de Regulação de Corumbá.
A Caravana da Saúde é formada por 170 profissionais de diversas especialidades e 14 veículos equipados para a realização dos seguintes exames: IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, Papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, e ultrassonografia.
Serão realizadas cirurgias oftalmológicas, ortopédicas, ginecológicas e gerais (vesículas e hérnia); consultas dermatologia, odontologia, pediatria, neurologia, cardiologia, saúde do homem e saúde da mulher. Também acontecerão palestras sobre saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, dengue, saúde do trabalho, tuberculose, hanseníase e chikungunya.
A Caravana
Considerando os problemas que atingem a estrutura de atendimento de média e alta complexidade concentrada na Capital, além das filas para a realização de cirurgias, o Governo do Estado desenvolveu no início deste ano o projeto Caravana da Saúde.
A garantia do acesso aos serviços de saúde de forma rápida e a manutenção dos atendimentos, proporcionando a melhor qualidade da saúde sul mato-grossense é a principal meta do programa que passará pelas 11 microrregiões de saúde do estado (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas).
Na parte de atendimentos, todos os serviços integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para levar a assistência aos 79 municípios o programa conta com uma grande estrutura formada por profissionais de saúde e veículos adaptados para a realização de consultas, diagnósticos e cirurgias. Entre as especialidades oferecidas estão: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica.
Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.
Por: Da Redação