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Em Corumbá, atendimento noturno fez mais de mil procedimentos odontológicos em 2 meses

Prefeitura iniciou em maio atendimento odontológico noturno em duas unidades de saúde (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)

O atendimento odontológico noturno, iniciado pela Prefeitura em maio nas unidades básicas de saúde Pedro Paulo II e Breno de Medeiros, deu a oportunidade de acesso ao serviço aos cidadãos que não têm disponibilidade de tempo durante o expediente convencional. “Houve procura muito grande, confirmando nossa ideia que o atendimento noturno precisa ser mais abordado. Há muitas pessoas que trabalham durante o dia e não têm acesso ao serviço durante expediente normal e acabam deixando de acompanhar a própria saúde porque fica difícil por conta do horário de trabalho”, destacou a coordenadora de Atenção Básica em Saúde Bucal, Vanessa Delgado.

Somente nos primeiros dois meses de oferecimento do serviço, as duas unidades de saúde contabilizaram fluxo de 650 pacientes atendidos, com exatos 1.031 procedimentos odontológicos realizados. “Houve grande procura, principalmente na unidade Breno de Medeiros, que, logo no começo, teve demanda reprimida e agora está devidamente adequado”, explicou Vanessa.

A implantação do período noturno foi determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e tem como objetivo garantir horário de atendimento aos trabalhadores e demais cidadãos que não têm disponibilidade de tempo durante o expediente convencional. A medida também dá suporte às áreas descobertas e a população ribeirinha, ampliando o acesso ao serviço odontológico na cidade.

Os serviços oferecidos pelas duas unidades – no período noturno – não são de urgência e emergência, mas de tratamento continuado e podem ser realizados procedimentos de limpeza; pequenas cirurgias e restaurações. “O paciente vai encontrar os serviços de atenção primária, que são procedimentos básicos como limpeza, restauração em dentes, atendimento de adultos e crianças, fazer extrações dentárias e curativos. Se o paciente precisar fazer tratamento de canal, confeccionar uma prótese, ou fazer tratamentos de cirurgias de gengivas ou de um porte um pouco maior, se for portador de necessidades especiais, ele vai ser referenciado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO. O atendimento noturno é o mesmo prestado pelas unidades básicas durante o dia”, esclareceu a coordenadora. O Pronto-Socorro Municipal continua como referência para atendimentos de urgência odontológica.

As consultas devem ser agendadas nas próprias unidades de saúde Pedro Paulo II e Breno de Medeiros, de segunda a sexta-feira das 18h às 22 horas. Os usuários devem estar munidos de documento de identificação, Cartão do SUS e comprovante de residência.

A unidade de saúde Pedro Paulo II funciona da rua Batista das Neves, 119, Centro, e atende pelo telefone 3907-5940. Unidade Básica de Saúde da Família Breno de Medeiros fica na rua Cyríaco de Toledo s/nº, bairro Popular Nova. O telefone é o 3907-5375.

Atualmente, a saúde bucal do Município conta com 23 unidades básicas de saúde, sendo três delas localizadas na zona rural; três polos de atendimento odontológico à criança; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro Municipal, além de atendimento hospitalar aos pacientes com necessidades especiais e serviço de cirurgia bucomaxilofacial dando suporte a pacientes vítimas de traumatismos. (Assessoria de Comunicação da PMC)


 

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