Em ações do 1º quadrimestre DOF registram quase 30 mil abordagens na região de fronteira
A melhoria das ações e da estrutura tem apresentado reflexos positivos e aumentado as estatísticas dos números de abordagens e vistorias de veículos e pessoas nas regiões fronteiriças, de acordo com balanço divulgado do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF). Somente no primeiro quadrimestre deste ano foram feitas aproximadamente 13.559 abordagens/vistorias em veículos e contabilizadas 29.108 pessoas abordadas.
Os números mostram ainda a apreensão de 159 veículos, sendo 101 de passeio, sete caminhões, 13 caminhonetes, 11 carretas, dois ônibus, nove motos e outros veículos (como bicicletas, carroças) somam 16 unidades. No período de janeiro a abril de 2012 já foram apreendidos um terço dos veículos durante todo o ano de 2011, quando os números somaram 358 conduções recolhidas nas autuações do órgão.
Balanço
De acordo com o levantamento das apreensões realizadas no primeiro quadrimestre de 2012 pelo Departamento de Operações de Fronteira, foram apreendidas pouco menos de sete toneladas de maconha; 47,135 kg de cocaína; 56,400 kg de pasta base; 11,280 kg de crack; 8,490 kg de haxixe e 2,130 kg de oxi.
Somente no mês de março foram recolhidos cerca de quatro toneladas de maconha, números esperados para o período, segundo o diretor do Departamento de Operações de Fronteiras, coronel da Polícia Militar, Edilson Osnei Nazareth Duarte. “No mês de março sempre temos grande apreensões de maconha, pois este é o período de colheita da droga no Paraguai”, explica o diretor do departamento.
Os números das operações revelam que 80 pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, 14 mandados de prisão foram cumpridos e 94 pessoas foram detidas e conduzidas às delegacias por cometerem outros tipos de delitos. Um total de 193 pessoas presas, 34 veículos apreendidos por transportarem drogas e 17 veículos, produto de furto ou roubo, foram recuperados pela equipe do DOF.
Na listagem de produtos apreendidos de janeiro a abril deste ano, o destaque é para a apreensão de 277.052 pacotes de cigarros. Foram recolhidos também pelo DOF, no mesmo período, 14.900 unidades de CDs, 40.925 DVDs, 96 unidades de pneus e 12 metros cúbicos de madeira.
As estatísticas mostram ainda que 15 armas de fogo foram apreendidas no quadrimestre. “Dentre estas, quatro eram fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas”, contou o coronel Duarte.
Novas drogas
O tráfico de novas drogas como o oxi tem preocupado os órgãos de segurança da região fronteiriça. De acordo com o diretor do DOF os policiais participam de capacitação semestral de atualização. “Drogas como esta são misturadas a produtos químicos e são até mais fortes que o crack. Vicia em questão de dias. Por isso é tão importante preparar nosso efetivo para reconhecer e apreender este tipo de entorpecente. Sempre trazemos convidados tecnicamente preparados para explicar sobre as drogas e sobre o transporte e contrabando destes entorpecentes”, esclarece o coronel Duarte.
Muitas ocorrências são concluídas devido a denúncias feitas pela comunidade. Para colaborar com o trabalho do Departamento de Operações de Fronteiras a população também pode fazer denúncias, através do disque-denúncia, por meio do telefone – 0800 647 6300. Este instrumento tem sido importante para a prática diária de combate ao crime.
Por: Da Redação