Corumbá

Em ação inédita no Pantanal, Povo das Águas devolve sorriso a ribeirinho de Porto Esperança

 

Característica marcante do povo pantaneiro, o riso fácil voltou cheio de confiança para o jovem Adilson Vera Segate, morador da região de Porto Esperança. Após a passagem da equipe do Programa Social Povo das Águas, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o ribeirinho conseguiu reconstruir, em resina, um dos dentes.

“Isso foi possível graças ao Consultório Portátil, um equipamento adquirido recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, que permite ampliar o atendimento oferecido aos moradores de região de difícil acesso da nossa cidade”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Cláudio Alencar.

O procedimento foi realizado pelo dentista Eliano Bottega Ebeling e pela auxiliar de Saúde Bucal, Jussara Sanches, que integram a equipe da Ação Social. “Agora esse equipamento estará presente não apenas no Povo das Águas, mas também atendendo outras comunidades aqui da região”, completou o gerente.

Os atendimentos

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 239 famílias durante ação executada de 22 a 27 de abril na região do Baixo Pantanal. Neste período, a equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá atendeu a ribeirinhos que vivem no Porto Formigueiro e Volta Grande, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho.

Foram realizados 221 atendimentos médicos, 253 atendimentos de enfermagem, 79 atendimentos odontológicos com 315 procedimentos. Houve a aplicação 395 doses de vacinas de rotina em 239 pessoas. Também foram aplicadas 60 doses de vacinas contra a covid-19 e 234 contra influenza H1N1 (gripe). A equipe da Saúde Municipal também realizou 02 visitas domiciliares e fez 05 curativos.

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 14 urgências de pessoas com pressão alta. Doze ribeirinhos receberam medicação injetável e houve necessidade de administração de medicação endovenosa para 01 pessoa. Foram promovidas 05 palestras com orientações em saúde e 02 visitas domiciliares.

Durante os trabalhos na região do Baixo Pantanal foram 31 ações de planejamento familiar (medicação); 91 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 23 em saúde mental; 01 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 27 crianças. Foram realizados 05 testes rápidos de gravidez e atendidos 25 pacientes com HA/DM.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 239 famílias totalizando 808 pessoas; também promoveu 239 encaminhamentos e orientações; 08 atualizações do PAIF. Ainda foram 45 atualizações do CadÚnico e 07 inclusões no CadÚnico; além de 10 registros de BPC/Idoso e Deficiente. Foram cadastradas 218 famílias e realizadas 14 visitas domiciliares.

A equipe também executou a entrega de 185 cestas básicas. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 81 mulheres. Houve 87 pesagens do Bolsa Família e 01 entrega de kit bebê.

O Povo das Águas fez a distribuição de 99 frascos de hipoclorito de sódio com as devidas orientações e entrega emergencial de 30 lonas. Houve a distribuição de 99 brinquedos e 106 crianças foram atendidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram distribuídas 10 caixas de bermudas masculinas provenientes de doações da Receita Federal.

Nesta edição houve a participação da Defensoria Pública da União (DPU – CG/MS), que realizou 39 atendimentos para orientações jurídicas e acompanhamentos processuais. Servidores do Imasul-CG fizeram 71 atendimentos para formalização de processo para emissão de Autorização Ambiental para Pesca (AAPC); emissões de AAPC e orientações.

A equipe da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura atendeu 74 ribeirinhos para esclarecimentos e orientações sobre o Sistema PesqBrasil; realização do cadastramento e recadastramento de Pescador e Pescadora Profissional Artesanal.

Servidores do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira – MS (SEJUSP) atenderam 54 pessoas para emissão de RG e orientações para regularizações de certidões CPFs e Título de Eleitor.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

*Comunicação PMC