Pela primeira vez em Corumbá, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro farão hoje, 25 de maio, às 18h, o concerto da turnê “O compositor é vivo!” no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A turnê que teve início em Mariana (MG) também percorrerá até junho outras cidades brasileiras, promovendo e divulgando a música clássica de compositores brasileiros vivos, ressaltando sua importância e qualidade musical. Em Corumbá, o duo fará as estreias mundiais de obras de Eduardo Martinelli e Cyro Delvizio. O espetáculo seguirá para Vitória (ES), Belém (PA) e São Luís (MA).
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, o projeto apresentará dez músicas inéditas de compositores nascidos ou residentes em Belém (PA), Corumbá (MS), Mariana (MG), São Luís (MA) e Vitória (ES), cidades que receberão os concertos. Todas as músicas compostas exclusivamente para o projeto terão suas partituras disponibilizadas para acesso e download gratuitos na plataforma Musica Brasilis (www.musicabrasilis.org.br), o maior portal de partituras de música brasileira, que é também patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.
A maioria dos concertos terá entrada gratuita. Eles serão precedidos de masterclasses gratuitas destinadas a alunos, professores e músicos de violoncelo e concertos didáticos destinados exclusivamente a escolas públicas e projetos sociais. Aos professores, será destinado caderno digital com sugestões de atividades de ensino de música.
Ao final do projeto, o Duo Santoro entrará em estúdio para gravar seu terceiro álbum com as dez composições inéditas apresentadas nos concertos. O lançamento está previsto para novembro nas principais plataformas digitais.
Todos os eventos presenciais serão acessíveis para pessoas com deficiência. É necessário preencher o formulário a seguir para que os serviços sejam disponibilizados da melhor forma: https://forms.gle/3nos5hGDERvrPdbZA.
Duo Santoro
O Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York.
Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.
*Fábio Cezanne, Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte