Ícone do site Pérola News

Dois pescadores são presos com 11 kg de pescado ilegal no rio Paraguai

Polícia Militar Ambiental (PMA) prendeu na manhã desta terça-feira (10) dois homens que praticavam pesca ilegal, durante período da piracema. Eles pescavam na região do porto geral, em um local conhecido como Prainha, no município de Corumbá.

Foram apreendidos com os pescadores 11 kg de pescado da espécie Dourado, todos exemplares estavam fora da medida permitida. Algumas espécies apreendidas mediam cerca de 30 centímetros, enquanto a permitida para a espécie é 65 cm.

Os pescadores, de 32 e 38 anos, foram multados em R$ 720,00 e R$ 1 mil, respectivamente, por praticar pesca predatória. Eles também foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante por pescar durante a piracema e capturar peixe fora da medida permitida. Se condenados pela prática de pesca predatória, os homens podem pegar pena um a três anos de detenção.

De acordo com a PMA a única pesca permitida neste período na bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, na Bacia do Paraná é a pesca de subsistência. Neste caso é permitida a captura de três quilos, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas, desde que o pescado não seja comercializado. Portanto, a população das cidades lindeiras, bem como pessoas que vão passar o final de semana em ranchos às margens dos rios, não podem pescar de forma alguma.

Nas Lagoas das Usinas do Rio Paraná, pode haver a captura de 10 quilos mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, corvina, tilápia, bagre africano, porquinho etc.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile