Disque Dengue é uma das armas da Secretaria Municipal de Saúde na luta contra a doença. Em pleno funcionamento por meio do número 0800 647 2255 (ligação gratuita) o sistema foi implantado em 2009 pela Prefeitura de Corumbá, em atendimento a uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), para ser um canal de ligação entre a população e o Poder Público, nas questões ligadas à dengue,
Aberto inclusive a denunciar por parte da comunidade sobre focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus.
O Disque Dengue está funcionando atualmente junto à Ouvidoria da Saúde que conta com uma equipe preparada para atender a população sobre todas as questões ligadas ao setor. Além do 0800 647 2255, a comunidade conta também com outros dois números, 3234-3499 e 3234-3517, para comunicar ou mesmo fazer denúncias, bem como o endereço eletrônico ouvidoria.saude@corumba.ms.gov.br .
A coordenadora-geral de Vigilância em Saúde da Prefeitura, médica veterinária Viviane Ametlla, informa que o Disque Dengue está sendo um grande aliado na luta contra a doença, que permite inclusive acelerar o processo de eliminação de focos e até bloqueio do vírus. Desde que foi implantado, o sistema tem sido uma arma importante para conter avanço da doença em Corumbá. A maior parte das ligações está relacionada a denúncias, principalmente de terrenos baldios, imóveis fechados, descarte inadequado do lixo, quintais sujos e caixas d’água destampadas, todos considerados focos em potencial da doença. Há também casos de pessoas solicitando informações sobre a doença, bem como para que as equipes de saúde visitem seus domicílios.
O atendimento é feito por servidores da própria Saúde que atuam diretamente na Ouvidoria, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Este setor tem ajudado a qualificar o atendimento oferecido à população corumbaense e é interligado ao Ministério da Saúde, com a finalidade de ampliar a participação dos cidadãos na Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser um espaço de cidadania, e possibilitar uma avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, subsidiando o Poder Público nas tomadas de decisões e na formulação de políticas públicas para o aperfeiçoamento da Gestão dos serviços de saúde na cidade.
Além de disponibilizar o Disque Dengue, a Prefeitura mantém as ações de prevenção e combate à doença, principalmente com eliminação de focos e trabalho educativo. Bairros com índices altos de infestação, estão sendo os principais alvos. No entanto, outros serviços estão sendo desenvolvidos em toda a cidade, inclusive com relação aos imóveis fechados e terrenos baldios, cujos proprietários estão sendo intimados a realizar limpeza. (AB)
Por: Da Redação