Corumbá

Dia do Soldado é celebrado em Corumbá com cerimônia no 17º BFron

Solenidade foi na manhã de hoje no BFron

 

Solenidade foi na manhã desta sexta-feira no BFron

Com a formatura de 227 novos recrutas, o Exército Brasileiro comemorou nesta sexta-feira (24) em Corumbá, o Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. O ato foi no 17º Batalhão de Fronteira e foi presidido pelo General de Brigada Carlos dos Santos Sardinha, o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira que, mais uma vez, destacou a importância da instituição militar para o desenvolvimento da cidade, principalmente por meio de parcerias em ações voltadas ao setor social e também para a saúde.

A cerimônia militar foi marcada por homenagens ao patrono do Exército, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, lembrado na leitura da Ordem do Dia do General Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro, destacando que o 25 de agosto é “um dia de reverência que serve de referência para toda a Nação Brasileira”, e que “reverenciamos Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, como Pacificador, Patrono do Exército Brasileiro e Cidadão da Unidade Nacional, que nos legou seu código de conduta, de onde se extrai que uma só vontade nos una!”.

Citou também os soldados, responsáveis direto pelo fato de que o Exército busca não perder o foco nos recursos humanos” como “o diferencial de qualquer Força Armada”. Disse que é por issto mesmo que é preciso investir na educação para produzir efeitos duradouros, e em capacitação para desenvolver habilidades específicas. “Com essa juventude, que já vem com o chip do talento desbloqueado de fábrica, essas tarefas ficam facilitadas. E ainda, preservamos tradições e fortalecemos valores – alma de qualquer Exército”.

O general destacou ainda que o “Exército tem buscado ser uma instituição total; promovendo mudança comportamental intensa e permanente nos seus integrantes; envolvendo o profissional e o ser humano, para que à perícia some-se a honra, e, à firmeza, o espírito de conciliação. Isso não o isola, não o segrega. Pelo contrário, aproxima-o ainda mais da sociedade, como tem sido possível avaliar”.

O comandante da 18ª Brigada, general de brigada Carlos dos Santos Sardinha, lembrou as palavras do General Enzo Martins Peri, ao prestar honras a Duque de Caxias, que está sendo lembrado na cidade durante toda esta semana de celebração ao Dia do Soldado.

O ato foi marcado também por condecorações a militares que se destacaram em suas funções, inclusive com entrega da medalha do Pacificador que é entregue por ocasião do Dia do Soldado, numa referência a Duque de Caxias.

A cerimônia foi prestigiada por um grande número de autoridades. Além do prefeito Ruiter Cunha, o bispo Dom Segismundo Martinez Alvarez também participou do ato, assim como outras autoridades civis e militares, e parentes dos novos recrutas incorporados.

 

Por: Da Redação