Corumbá

Devotos participam de romaria a São Pedro no rio Paraguai

 

Uma romaria nas águas do rio Paraguai, na tarde desta quarta-feira (29). Os devotos de São Pedro participaram em Corumbá, de uma procissão em homenagem ao santo, que é padroeiro dos pescadores.

Os fogos anunciam o início da peregrinação, que começa na igreja de São Pedro de Corumbá. Os devotos percorrerem a pé cerca de dois quilômetros até o Porto Geral da cidade. Uma forma de renovar a fé e de agradecer ao padroeiro dos pescadores.

“Eu fiquei 16 dias em coma, no CTI, e minha mãe fez uma promessa para ele (São Pedro) e foi atendida”, diz a dona de casa Roneide Aparecida Pereira.

Todo o percurso foi feito ao som de músicas e orações em homenagem ao santo.

Mas o momento mais alto da procissão é quando a imagem do santo sobe o rio Paraguai e os devotos aproveitam para agradecer pelas graças recebidas e os pescadores pedem uma temporada de fartura, assim como teve São Pedro.

Antes de partir, os barcos se organizam ao longo do porto para procissão fluvial. Em terra, uma longa fila de pessoas se forma, todos querem garantir um bom lugar nas embarcações.

“Isso é pela fé e por promessas que fazemos”, diz a artesã Cristiane de Lima Ribeiro.

Os barcos partem e seguem por uma hora ao longo do leito do rio Paraguai. No percurso, os devotos repetem um ritual de fé praticado diariamente pelos pescadores.

“Quando a gente sai para pescar, fazemos uma oração para ele e segue para frente”, diz o pescador Luís da Conceição Vasconcelos.

E, se São Pedro é o manda chuva, resolveu não estragar a comemoração. No seu dia, deixou a água lá em cima, com belas nuvens pintando a paisagem do céu pantaneiro. (TV Morena)

 

Por: Da Redação