Corumbá

DETRAN impossibilita circulação de ambulância do SAMU em Corumbá

 

Os brasileiros foram testemunhas do que vem ocorrendo em várias partes do país em relação as viaturas do SAMU através da matéria exibida em rede nacional de TV, a alguns dias também foi divulgada irregularidades com as viaturas que estão nos pátios da Secretária de Saúde do Estado em Campo Grande pela TV local.

O Jornal Correio de Corumbá em entrevista com o Secretário Executivo de Saúde de Corumbá o Dr. Emerson Moreira constatou que alem das duas viaturas do SAMU em funcionamento desde o começo do ano em Corumbá há uma terceira que está parada nos pátios da prefeitura.

De acordo com o Dr. Emerson esta ambulância está parada devido a impasses com o DETRAN. Todas as viaturas do SAMU são entregues mediante um termo denominado; “Termo de Doação’, é mediante este termo que o veiculo é emplacado, e foi o que aconteceu com as duas que estão em funcionamento, diga-se de passo que as duas são unidade de suporte básico e foram necessárias adaptações para que o médico pudesse estar laborando em uma dessas ambulâncias enquanto aguardavam a chegada da ambulância de suporte avançado.

A ambulância de suporte avançado chegou pouco depois das outras, ao encaminhar-la para realizar o mesmo emplacamento foi paga uma multa e logo o emplacamento foi recusado pelo DETRAN alegando não aceitarem o termo de doação expedido pelo Governo Federal o que impossibilita ainda mais o funcionamento deste veiculo que é tão necessário para os atendimentos de urgência. Agora o DETRAN quer que a ambulância seja emplacada pelo Governo Federal e depois doada para a prefeitura procedimento este que alem de difícil será muito moroso.

Uma das ambulâncias básica do SAMU será alocada para a U.P.A. ( Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída na parte alta da cidade e tem previsão de conclusão para dezembro deste ano o objetivo é desafogar os serviços do P.S. (Pronto Socorro) e diminuir o tempo resposta da ocorrências. O SAMU de Corumbá conta hoje com: 12 médicos, 10 enfermeiros padrão e 8 técnicos em enfermagem. (Correio de Corumbá)

 

Por: Da Redação