Corumbá

Desenhos de crianças de todo o mundo compõem mostra internacional em Corumbá

 

Mais de 4 milhões de visitantes já viram e aplaudiram a exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo, em diversas cidades brasileiras. Em Corumbá, será inaugurada no dia 10 de outubro, às 19h, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. A visitação pública será do dia 11 ao dia 27 de outubro e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 11:00h e das 14:00h ás 17:00h; e sábados, domingos e feriados das das 8:00h às 11:00h e das 14:00h ás 19:00h.

O imaginário infantil já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Manaus, Florianópolis, Foz de Iguaçu e Joinville. O acervo completo é composto de 930 desenhos, produzidos por crianças de todo o mundo, e em Corumbá serão expostos aproximadamente 450 destes trabalhos. A mostra itinerante já percorreu diversos outros países como, Canadá, Japão, Tailândia, Rússia e Vietnã.

O agendamento de grupos para visitas poderão ser feitas com Jaqueline pelo telefone (67) 8418-1444. A entrada é franca.

Temas

O objetivo da exposição é retratar a expectativa que crianças de regiões distintas do globo têm sobre temas como família, amizade, alegria, medo, sonho e paz. Além de gerar a consciência da necessidade de se construir um futuro melhor para elas. A participação das crianças brasileiras surpreendeu. Em setembro de 1994, mais de 50 escolas escolhidas pelo MEC e Secretarias Municipais de Educação, promoveram oficinas de desenho nas cinco regiões do país, envolvendo alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Todos os trabalhos participantes foram selecionados por júris das próprias escolas e em cada cidade onde havia representantes, os desenhos destes estiveram em destaque na exposição local.
A realização é da Associação Brasil SGI, com apoio especial da SGI – Soka Gakkai Internacional, uma ONG vinculada à ONU que desenvolve atividades educacionais e culturais nos 180 países e territórios onde mantém representação. A exposição conta com o apoio institucional do MEC, UNICEF, UNIC, UNESCO; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Prefeitura Municipal de Corumbá; Câmara Municipal de Corumbá; Fundação de Cultura de Turismo do Pantanal; Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; OAB MS Subseção de Corumbá.

Diversas autoridades locais emprestam seu nome e prestígio para o sucesso desta exposição. São eles: Américo Calheiros, Presidente da Fundação de Cultura de MS; Ruiter Cunha de Oliveira, Prefeito Municipal de Corumbá; Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira, Secretária Especial de Integração das Políticas Sociais; Hélio de Lima, Secretário Municipal de Educação; Lauther da Silva Serra, Secretário Municipal de Saúde; Heloísa Helena da Costa Urt, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá; Evander José Duran, Presidente da Câmara Municipal de Corumbá; Luiz Fernando Toledo Jorge, Presidente da OAB MS Subseção de Corumbá.

Outras empresas patrocinam o evento, são elas: Tractebel Energia; Priscila Petit; Instalar Visual, Check In Agência de Viagens.

 

 

Por: Da Redação