Corumbá

Defesa Civil de Corumbá segue com atendimentos e monitora condições climáticas

 

Ontem, um forte temporal atingiu nossa região, causando a queda de várias árvores em diferentes áreas da cidade. Essa situação requer nossa atenção e cuidados especiais para garantir a segurança de todos. A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal está na rua com 03 equipes, além da ajuda da Defesa Civil (67) 3232-8348 e do Prev Fogo.

Equipes

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil tem quatro equipes percorrendo a cidade, na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, para atendimento das regiões que não foram alcançadas pelas equipes da Prefeitura de Corumbá ao longo da terça-feira, dia 12, após a passagem de um temporal que provocou ventos fortes com rajada de 96 km/h e causou danos significativos em toda a cidade.

De acordo com o superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Isaque do Nascimento, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos participam das ações. Os servidores verificam as condições estruturais dos prédios do Residencial Buriti, localizado no conjunto Jardinzinho. Lá os ventos destelharam pelo menos seis blocos de apartamentos. O trabalho avalia a situação para ações de recuperação a serem executadas pela Prefeitura.

Dois serviços de previsão meteorológica, monitorados pela Defesa Civil de Corumbá, apontam para a ocorrência de chuva e ventos para esta quarta-feira, 13. Contudo, divergem no volume da precipitação e velocidade dos ventos.

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê 90% de possibilidades de chuva com volume de até 30 mm de precipitação e ventos que podem alcançar 18 quilômetros horários. Por sua vez, o Accuweather (plataforma dos Estados Unidos), informa 99% de possibilidades de chuva para Corumbá com estimativa de 5 milímetros de precipitação e rajadas de ventos na faixa dos 41 km/h.

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil juntamente com a Procuradoria Geral do Município levanta os subsídios necessários para embasar decreto de estado de emergência na cidade.

Cemitério Santa Cruz

Por motivos de Segurança, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos interditou o cemitério Santa Cruz, localizado no Centro, para visitação. Apenas sepultamentos poderão ser realizados no local nesta quarta-feira, 13. Equipes estão, desde ontem, trabalhando para consertar os estragos provocados pela ventania no cemitério. 

Orientações importantes

Mantenha Distância: Evite se aproximar de árvores caídas, pois podem estar instáveis e representar riscos.

Comunique as Autoridades: Relate imediatamente árvores caídas ou obstruções perigosas às autoridades competentes, como a Fundação de Meio Ambiente (67) 3907-5385 ou Corpo de Bombeiros (193)

Energia Elétrica: Se uma árvore caiu sobre fios elétricos, mantenha-se afastado e avise a companhia de energia imediatamente.

Caminhadas Seguras: Ao sair de casa, esteja atento ao caminhar nas ruas. Desvie de áreas com árvores caídas e evite qualquer fiação exposta.

*Comunicação PMC