Ícone do site Pérola News

Debates em torno de saúde pública e infraestrutura dominam sessão

A sessão ordinária da segunda-feira, 27 de abril, da Câmara Municipal de Corumbá, foi tomada pelo debate em torno de questões ligadas aos setores de saúde pública e infraestrutura urbana. Confira os trabalhos apresentados pelos vereadores.

Luciano Costa

Encaminhou requerimento à Secretaria Municipal de Infraestrutura em que solicita o patrolamento urgente de trecho da rua Barão de Melgaço, no bairro Centro América. Requereu ao Governo do Estado que dê maior prestígio ao artistas locais na edição deste ano do Festiva América do Sul e reavalie o cachê pago a eles. Solicitou que Prefeitura e Guarda Municipal cobrem o cumprimento de lei federal que proíbe o fumo em repartições públicas e locais de grande aglomeração. À Cassems enviou solicitação para que seja dada autonomia aos médicos que atuam no interior para notificações de licenças médicas dos servidores.

Aprovou moção de pesar para a família do ex-vereador Romão Chaim Asseff, falecido esta semana. A moção será em nome do Legislativo Municipal.

João Lucas

Em dois requerimentos destinados à Secretaria de Infraestrutura, aprovados pelo plenário, solicitou a execução de limpeza, roçada e conservação das vias urbanas nos trechos da rua Luiz Feitosa Rodrigues entre Dom Pedro II e Minas Gerais e da avenida Rio Branco. Em outros cinco requerimentos pediu que a Secretaria de Infraestrutura faça operações tapa-buracos, recapeamento e recuperação de lajotamento nas ruas José Fragelli, 15 de Novembro; recapeamento da rua Afonso Pena e lajotamento da rua Batista das Neves. Apresentou uma indicação apontando necessidade de tapa-buracos na rua Luiz Feitosa Rodrigues, no trecho entre ruas Dom Pedro II e Minas Gerais.

Yussef Salla

Em três requerimentos destinados à Secretaria Municipal de Saúde solicitou melhorias no subsídio de equipamentos como aparelho de pressão e fita de glicemia, para os trabalhadores das unidades de saúde dos bairros. Requereu que a Secretaria promova o abastecimento de medicamentos nos postos de saúde. De acordo com o vereador os medicamentos existem, mas por conta de falta de logística, ficam no almoxarifado. Também cobrou providências para solucionar a falta de médicos nos postos, principalmente no pronto-socorro.

Para a Secretaria Municipal de Infraestrutura pediu a execução de limpeza na rua República do Paraguai, no bairro Aeroporto, próximo ao conjunto Pró-Moradia. E realização de estudo para que um terreno existente naquela área seja limpo e seja construída uma área de lazer.

Apresentou projeto de lei em que declara de utilidade pública municipal a União Missionária Neo-Testamentária Chácara Portal da Fé. O projeto seguiu para análise das Comissões do Legislativo.

Marcelo Iunes

Em dois requerimentos destinados à Secretaria Municipal de Infraestrutura, solicitou a realização de operação tapa-buracos na rua General Dutra, entre avenida Nossa Senhora da Candelária e rua Albuquerque, no bairro Maria Leite. Trecho que encontra-se praticamente intransitável. Também que execute a pavimentação asfáltica da rua Barão de Melgaço, entre ruas Totico de Medeiros e General Dutra, no Maria Leite.

Requereu que a Prefeitura desaproprie a área localizada na rua Gonçalves Dias esquina com rua Marechal Deodoro, no bairro Aeroporto, para construção de uma praça de esportes e playground nos moldes das existentes nos bairros Nova Corumbá e Jardim dos Estados.

Para a Agetrat solicitou que seja verificada a delimitação do estacionamento de motocicletas que fica na rua 13 de Junho esquina com a rua Frei Mariano. Esse ponto toma espaço em frente a três lojas e percebe-se que excede o número permitido de vagas, que ali é de 10 motos, e isso causa transtornos à população. Em requerimento ao Governo do Estado, solicitou a viabilização de uma ambulância para atendimento de pessoas com necessidades especiais que fazem fisioterapia na APAE. Uma vez que elas precisam de transporte adequado.

Apresentou projeto de lei criando o Dia Municipal do Silêncio e da Saúde Auditiva. O projeto seguiu para apreciação das comissões da Câmara Municipal.

Carlos Machado

Fez cinco requerimentos enderaçados à Secretaria Municipal de Infraestrutura. Neles, solicitou a arrumação e asfaltamento da rua Pará, no bairro Jardim dos Estados. Vistoria e estudos de forma de conteção do barranco, em desmoronamento, na rua Delamare entre ruas José Fragelli e Marechal Deodoro. Lajotamento da alameda Baracat, entre ruas Cyríaco Félix de Toledo e José Fragelli, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Execução de pavimentação ou lajotamento da rua Tenente Melquíades de Jesus, entre ruas 13 de Junho e Delamare, e lajotamento de alameda no bairro Generoso.

Encaminhou moções de congratulações pelos 36 anos de criação do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Corumbá, celebrados no dia 14 de abri, e pela passagem dos 70 anos da rendição alemã à Força Expedicionária Brasileira (FEB), na segunda guerra mundial, comemorada no dia 28 de abril.

Doutor Sabatel

Teve aprovados requerimentos destinados à Secretaria Municipal de Saúde. No primeiro de les solicitou a disponibilização de veículos apropriados para pacientes que precisam de tratamento fisioterápico em locais pré-determinados pela própria secretaria.

Também requereu que a Secretaria de Saúde promova plano diferenciado de cargos e salários para profissionais que atuam nos setores de urgência e emergência da Saúde Pública Municipal, como nos casos da medicina.

Tadeu Vieira

Apresentou moção de congratulação ao novo presidente do PDT Estadual, Franklina Masruha. E, moção de pesar aos familiares de Zilá Gomes Vernochi, falecida em 25 de abril passado.

Buxexa Amaral

Encaminhou três requerimentos à Secretaria Municipal de Infraestrutura em que solicita a canalização dos minadouros da rua Gonçalves Dias para galerias pluvuiais. Realização de mutirão de limpeza, roçada, capina, terraplanagem, combate à dengue, podas de árvores e pinturas de meio-fio, entre outros serviços, em todos os bairros de Corumbá. Serviços de roçada, capina, pintura de meio-fio na rua Rio Grande do Sul, entre ruas Edu Rocha e Goiás, no bairro Aeroporto.

Requereu que a Vigilância Sanitária Municipal fiscaliza açougues, restaurantes, lanchonetes para averiguar a procedência e acondicionamento da carne bovina comercializada na cidade.

Projeto cria dia da saúde auditiva em Corumbá

Projeto de lei apresentado na sessão ordinária desta segunda-feira, 27 de abril, da Câmara Municipal de Corumbá, cria o Dia Municipal do Silêncio e da Saúde Auditiva. A proposição, do vereador Marcelo Iunes, seguiu para análise das comissões legislativas.

A proposta define anualmente o 25 de abril como o Dia Municipal do Silêncio e da Saúde Auditiva. Nesta data, todas as repartições públicas, inclusive as escolas públicas municipais, farão um minuto de silêncio no períodos das 10 horas às 10 horas e 1 minuto.

No caso escolar, os turnos vespertino e noturno também terão o minuto de silêncio. Respectivamente respeitados das 15 horas às 15h01 e das 20 horas às 20h01. A divulgação da lei deverá ser feita pelo Poder Executivo, através de suas secretarias.

As despesas com execução desta lei correrão por conta da dotação orçamentária própria, suplementada, se necessário. O Poder Executivo Municipal regulamentará a legislação.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile