Corumbá

Cultura, lazer e concurso de beleza inclusivo marcam início da primavera em presídio de Corumbá

 

O Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano (EPFCAJG), em Corumbá, celebrou o início da primavera com uma comemoração especial, envolvendo a realização de apresentações culturais, atividades de lazer e concurso de beleza que elegeu desde a mais bela interna do regime fechado, como a em cumprimento de regime semiaberto e, até mesmo, a miss “pluz size”, como uma forma de inclusão e abertura de participação a todas custodiadas e de estímulo à autoestima da mulher em situação de prisão.

O concurso foi realizado na última sexta-feira (30) e contou com a participação ativa de autoridades e membros da sociedade. Além do desfile tradicional, foi realizada pelas candidatas uma apresentação coreografada em celebração à estação das flores. Todo o desfile, bem como a apresentação coreografada, foi assinada pelo coreógrafo Carlos Grezzy, que trabalhou gestos e posturas na passarela com as detentas durante vários dias, de forma voluntária.

A “Miss 3ª idade” da cidade de Ladário, Maria Lúcia Arandia, demonstrou toda sua simpatia e jovialidade na passarela, servindo de exemplo para as detentas.

Houve, ainda, apresentação da dança boliviana, sorteio de brindes e muita música com o DJ Max. A apresentação do evento ficou por conta da radialista Janete de Souza.

O Libertae Voux, formado por reeducandas da unidade prisional, sob a orientação da professora Fernanda Rolim, mais uma vez encantou e arrancou aplausos da plateia. Consolidado nas ações de promoção social do presídio, o grupo de canto já realizou diversas apresentações ao público, até mesmo fora dos muros do estabelecimento prisional.

O concurso de beleza elegeu como a mais bela interna da unidade penal de regime fechado Yasmin Regina Inácio Silva, que irá representar o presídio no Miss Penitenciária MS – 2016, programado para novembro. O regime semiaberto mandará como representante a interna Olga Nhamtumbo. Apesar de não existir o concurso na etapa estadual, a unidade realizou novamente este ano a disputa na categoria plus size, consagrando a custodiada Priscila Santana de Assis.

A arrumação dos cabelos das candidatas ficou por conta de um grupo formado pelas colaboradoras: Henriqueta Guadalupe Cedreira (instrutora), Maria Luciana da Silva, Jorcilene de Amorim Britto, Silvana dos Santos Nunes, Edilene da Silva, Fernanda Dias Soares, Miguleita Silvia, Marília Espinoza Ramos de Moura e Ana Cláudia de Souza Vieira (alunas). Já a maquiagem foi realizada pelas também voluntárias Sâmia e Blenda.

Compuseram o corpo de jurados: Alex da Silva Cristaldo -presidente do Conselho da Comunidade de Corumbá; Maria Angélica Biroli – coordenadora do Curso de Direito da UFMS (Campus Corumbá); Cristiane Sant’Anna de Oliveira – gerente Municipal de Políticas para a Mulher; Judith Salles – coordenadora Diocesana da Pastoral Carcerária; Francisco Pinheiro – estilista; Vera Lúcia da Silva – Membro do grupo AA, e Ramão Santana de Amorim – presidente Lions Clube de Corumbá.

Também estiveram presentes: André Luiz Monteiro, Juiz da 1º Vara Criminal de Corumbá; Armando Pacheco Guitierrez, Consul da Bolívia no Brasil; Luciana Nery Candia, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, Giselle da Silva Marques de Barros, diretora do Patronato Penitenciário de Corumbá; e Simone Santos de Oliveira, sargento do 3º grupamento de bombeiros; além das representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá, Norma Taciana Ramos e Verônica Gavilan de Ferra, e de servidores de outras unidades prisionais de Corumbá. (Fotos e colaboração agente penitenciária Alieslaine Ramona Pessôa, do EPFCAJG)

 

Por: Da Redação