É nestas condiçoes mostrada na foto que encontra-se a escadaria para o Porto de Geral de Corumbá. Apesar de estar intransitável, a escadaria não foi interditada. As pessoas que utilizam a via como acesso ao Porto reclamam das péssimas condiçoes, principalmente no período de Festival, onde muitos eventos ocorrem nos arredores.
“Precisamos utilizar a escadaria hoje para ir ao evento Quebra-torto que será no Moinho Cultural, e na tentativa de diminuir o percurso, nos deparamos com o lixo que está a escadaria, os galhos não são cortados, e não houve nenhum tipo de manutenção na área. A escadaria não pode ficar abandonada dessa forma, isso é uma vergonha”, disse Verônica Caroline, acadêmica de Letras.
“O lugar representa um risco para a população, precisamos chamar a atenção para essas questões, nos últimos dias várias pessoas reclamaram de abordagem por moradores de rua desta area. A sujeira e falta de visibilidade, só aumentam as chances do lugar ser usado para outros fins, diferente da real serventia que a via tem”, completou Cristiane Barrios, acadêmica da UFMS.
Apesar da passagem pela escadaria ser proibida, não há no local nenhum tipo de informação sobre a proibição e os riscos que ela apresenta. Seus 126 degraus dão acesso da parte alta da cidade ao Porto Geral. Construída em 1923, ela já foi restaurada anteriormente, porém a obra que propõe novas mudanças, iniciada em 2010 encontra-se parada. Situada no cruzamento da Avenida General Rondon com a Quinze de Novembro proporciona uma bela vista do rio Paraguai e do Pantanal.
Por: Da Redação