Corumbá

Corumbá: Vereadores questionam conselho por aprovar relatório da Saúde

 

Os vereadores solicitaram esclarecimentos ao Conselho Municipal de Saúde que reprovara, na semana passada, a prestação de contas do Fundo Municipal da Saúde, mas em nova reunião, nesta segunda-feira, voltou e aprovou o relatório que, segundo parecer do órgão, continha indícios de superfaturamento e fraude.

“Fica a impressão de que o conselho está sendo manipulado”, disse o vereador Antônio Juliano de Barros (PSDB), ao comentar a mudança de opinião dos conselheiros. O presidente da Casa, Evander Vendramini, lembrou que fato semelhante se repetiu no ano passado, envolvendo os conselheiros suplentes.

“O conselho apontou denúncias graves e esta Casa tem o direito e obrigação de investigar”, disse Vendramini. “Vamos trabalhar essa questão com o Ministério Público, pois o primeiro parecer do conselho indica situações preocupantes, como empresas prestadoras de serviço a prefeitura que não existem.”

CPI da Saúde

Para o vereador Antônio Juliano, as irregularidades na prestação de contas do fundo motivam a convocação do secretário municipal de Saúde, Lauther Serra, para dar explicações ao Legislativo. Segundo Roberto Façanha (PMDB), o caso requer investigação. “Como se muda uma decisão da água para o vinho?”, questionou.

“A saúde de Corumbá está reprovada pela população, essa é a realidade”, afirmou Façanha. O vereador Oséas Ohara de Oliveira (PMDB) propôs a recriação da CPI da Saúde, cuja medida não foi tomada anteriormente porque houve um acordo, segundo o qual o secretário da pasta compareceria à Câmara, o que não ocorreu.

 

Por: Da Redação