A Prefeitura de Corumbá busca parceria com o Governo do Estado para implantar um Centro de Atendimento ao Turista na Estrada Parque Pantanal Sul. O projeto arquitetônico e executivo foi apresentado na semana passada ao secretário estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo, Ciência e Tecnologia, Ataíde Néri, e também ao diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, no sentido de obter apoio financeiro para a construção do prédio nas proximidades do Buraco das Piranhas.
O projeto foi apresentado e entregue aos representantes do Governo Estadual pela Fundação de Turismo do Pantanal, junto com o Conselho Municipal de Turismo de Corumbá, após ter sido avaliado e validado pelo Prefeito Paulo Duarte.
O Centro de Atendimento ao Turista será responsável pelo acolhimento e atendimento dos turistas, empresários rurais e comunidades do Passo do Lontra e Porto da Manga que circulam pela região e necessitam de um ponto com serviços, receptivo e informações sobre a região.
Utilizando o conceito e layout com características de uma casa de fazenda do Pantanal, o projeto prevê acessibilidade, banheiros masculino e feminino, sala de reuniões para auxiliar os interesses da população e turistas, serviços de alimentos & bebidas e o centro de informações turísticas.
Além de um centro de atendimento integrado turístico, a proposta conta com a implantação de duas torres de 20 metros para contemplação, a serem instaladas no percurso da estrada, visando a melhor observação da vida silvestre durante a realização de safáris fotográficos pela Estrada Parque Pantanal Sul. O investimento total do projeto é de R$ 410.000,00.
Depois da instalação de pórticos de sinalização turística na BR – 262, próximo ao Posto da Policia Ambiental, no Buraco das Piranhas, a Prefeitura busca agora consolidar a proposta do CAT. “A materialização do projeto arquitetônico e executivo era um passo importante que foi solicitado ao município pelo Comitê Gestor da Estrada Parque Pantanal, já que a ausência do mesmo dificultava a captação de recursos e parceiros para a sua viabilização”, explica Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.
“O projeto é fruto de três anos de escutas e discussões instaladas no Comitê Gestor da Estrada Parque Pantanal, que priorizava um projeto exequível e adequado às necessidades e à ambiência da região”, completou, lembrando que o assunto foi amplamente debatido pelo Comitê Gestor formado por representantes turísticos das comunidades, Sindicato Rural de Corumbá, Policia Militar Ambiental, IBAMA, AGESUL, FAMASUL, UFMS, IMASUL, FUNDTUR-MS, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário e ONGs que atuam na região.
O Projeto Arquitetônico e Executivo foi concluído neste mês pela Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria de Infraestrutura, quando também foi inserido no SICONV (Sistema de Convênios do Governo Federal), com o intuito de abrir mais uma frente de captação de recursos para a sua viabilização.
Estrada Parque Pantanal – Produto Turístico Internacional
A Estrada Parque Pantanal é o principal produto turístico demandado pelo público internacional que busca atividades de ecoturismo e aventura em Corumbá. No ano de 2015, segundo o Observatório de Turismo da FUNDTUR/Pantanal, a região recebeu mais de 40.000 turistas estrangeiros do mundo todo, ranqueados pelos holandeses, franceses, alemães e norte-americanos.
Por: Da Redação