Agora é oficial. Já está na página do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) – http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=3746 – a lista com os 425 projetos (entre imóveis e espaços públicos) dos 44 municípios que serão contemplados pelo PAC das Cidades Históricas. E Corumbá está presente com 10 projetos que dividirão os R$ 19,6 milhões destinados pelo programa federal para revitalizar seu patrimônio histórico. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 19, a presidenta Dilma Rousseff anunciou em São João Del-Rei, MG.
O prefeito Paulo Duarte participou da solenidade na cidade mineira. Ele estava acompanhado da diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, primeira dama Maria Clara Scardini, e disse ser este, “um dia muito especial para mim, para a Maria Clara, para o senador Delcídio do Amaral e toda cidade de Corumbá”.
Antes mesmo do ato, realizado na parte da manhã, o chefe do executivo corumbaense demonstrava confiança. “Foi pela junção de esforços políticos e técnicos, da minha parte, do senador, da diretora-presidente da Fuphan e de toda a equipe, que estamos desfrutando dessa grande conquista. Estamos entre as 44 cidades brasileiras contempladas pelo PAC das Cidades Históricas e a única no Estado de Mato Grosso do Sul”.
Por meio desse programa do Governo Federal, Corumbá terá R$ 19,6 milhões para investir na preservação do seu patrimônio histórico, “e eu faço minhas as palavras do senador Delcídio – Esse é o maior volume de recursos destinados ao patrimônio histórico que Corumbá já recebeu, uma conquista que começou com os recursos do Programa Monumenta, que permitiu uma grande transformação no Porto Geral de Corumbá, com a construção do Centro de Convenções, a revitalização do prédio da Alfândega para a UFMS e a urbanização do Porto”.
O prefeito citou que o trabalho foi árduo. “Tínhamos pouco tempo para fazer e apresentar os projetos dentro de todas as normas exigidas. Em março, eu e o senador nos reunimos com a presidente do IPHAN, Jurema Machado, e fizemos os ajustes na proposta da prefeitura para que Corumbá recebesse os recursos do PAC das Cidades Históricas. Em menos de um mês estava tudo pronto e hoje colhemos os frutos do nosso esforço e dedicação”, comemorou.
“Em breve a nossa população poderá ver locais históricos como o Instituto Luís Albuquerque, a Igreja da Candelária, as praças da República e da Independência, o prédio da antiga Prefeitura, o Hotel Internacional, a Casa do Artesão, o antigo Mercadão e o Casarão da Comissão Mista, restaurados e requalificados. Locais que transpiram história e contam os sonhos e o cotidiano de uma época dourada”, finalizou.
Projetos
Os projetos anunciados nesta terça pela presidenta Dilma Rousseff prevêem restaurações e requalificações. A restauração implica o conserto e reparo de estruturas e objetos desgastados pelo uso e pelo tempo conservando suas características originais da forma mais fiel possível. A requalificação geralmente envolve as áreas externas, como praças e ruas, e visa agregar mais conforto, iluminação, segurança, beleza e qualidade de vida ao espaço público.
Os projetos aprovados vão contemplar os prédios da antiga Prefeitura Municipal, Hotel Internacional, antigo Presídio – Casa do Artesão, Casarão da Comissão Mista, Instituto Luiz de Albuquerque (ILA), Igreja Nossa Senhora da Candelária, além do antigo mercadão, todos restauração.
Junto com o antigo mercadão, está a requalificação da Praça do Uruguai, localizada ao lado. Além disso, os projetos de requalificação atenderão também as praças da República e da Independência. O décimo projeto é a ligação da parte alta e parte baixa da cidade, com implantação de passarela (projeto de acessibilidade).
Por: Da Redação