Corumbá sedia nos dias 1º e 2 de julho o Seminário Estadual de Políticas Públicas de Combate às Drogas. O evento será realizado no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e pretende promover o debate sobre a necessidade de ações para o combate, prevenção e recuperação dos efeitos causados por diversas substâncias ilícitas e, principalmente o crack. O encontro é coordenado pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas da Câmara dos Deputados e conta com a parceria da Prefeitura Municipal.
A programação do evento ainda está sendo fechada, porém estará no centro das discussões a presença dos entorpecentes nas cidades brasileiras e, principalmente, as consequências do uso de substâncias derivadas da pasta base, tais como cocaína, oxí e crack. Essa última está presente em 98% dos municípios de acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento, que será realizado em todo o Brasil, é coordenado em Mato Grosso do Sul pelo deputado federal Fábio Trad (PMDB- MS) com o auxilio do também deputado federal sul-mato-grossenses Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).
O Seminário vai reunir todas as instâncias da sociedade sul-mato-grossense, para que juntos possam encontrar políticas públicas de enfrentamento ao consumo de crack bem como a necessidade da prevenção, a exemplo das ações educativas, tratamentos específicos e programas de reinserção dos usuários na sociedade. Após o primeiro seminário nos dias 1.º e 2 de julho em Corumbá, os estados de Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte também sediarão o debate. Para setembro estão agendados os seminários nacional e internacional no Congresso Nacional.
Tratamento
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possui programas e apóia instituições que levam orientação para a população sobre os perigos das drogas, realiza tratamentos para dependentes químicos e atendimentos aos familiares e amigos dos usuários. Entre os órgãos da Administração Municipal estão o CAPS-AD e o programa Habilitar, voltado para crianças e adolescentes. Em 2010, a Associação de Pais e Amigos de Prevenção e Assistência aos Usuários de Drogas de Corumbá e Ladário (Aclaud) recebeu recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS) ao todo foram R$ 40 mil para adquirir materiais de consumo e R$ 60 mil para reforma, aquisição e instalação de equipamentos da sala de informática.
Por: Da Redação