A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá recebeu um carro fumacê do Governo do Estado para ajudar, ainda mais, o combate ao Aedes Aegypti. Com o novo veículo, que foi cedido inicialmente por tempo indeterminado, serão três carros em atuação, nos bairros em que há maior incidência de casos suspeitos e notificados de Dengue, Zika e Chikungunya.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite, explica “não diferente de muitos municípios do Estado, Corumbá está passando por um surto epidêmico, e por sermos uma região de fronteira o Estado nos cedeu além das viaturas, o total de 2.800 litros de inseticida desde o início do ano. Estão sendo grandes parceiros”.
O Prefeito Marcelo Iunes reforça que a administração está empenhada na luta contra a dengue, “estamos tomando todas as medidas disponíveis para combater o mosquito.Fomos ao Governador, Reinaldo Azambuja e o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Rezende, pedir a cedência de mais um veículo, e prontamente fomos atendidos, temos que agradecer o apoio que estão nos dando nesta luta”.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde Estadual, nosso Estado totaliza mais de 12 mil notificações, com 48 municípios com alta incidência. Em Corumbá, há 1.700 registros de casos notificados e 140 casos confirmados pelo Laboratório Central do Estado-LACEM, localizado em Campo Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.
“Agradecemos o apoio da população corumbaense que está empenhada junto com poder público, esse é uma trabalho diário, só conseguiremos vencer esta batalha com a união de todos, temos que criar uma rotina de cuidar das nossas casas, zelando pelo bem-estar de nossa família”, complementa o Secretário.
Ações do Município
O município reforça que está utilizando todas as ferramentas disponíveis no combate ao mosquito, entre as ações realizadas destaca-se:
-Somente em 2020 a realização de mais de 14 mil visitas domiciliares, realizando bloqueio físico, mecânico e retirando materiais dos quintais que acumulam água e ou resíduos.
-Mutirão de limpeza aos finais de semana nos pontos críticos, com uso de pá carregadeira e caminhões.
-Realização de mais de 50 ações educativas em igrejas, supermercados, associação de moradores.
-Uso diária carros para aplicação de inseticida, popularmente conhecido como fumacê.
-Notificação de denúncias de terrenos baldios, imóveis fechados e abandonados, podendo gerar multas e entrada forçada nos devidos locais.
-Aquisição de 2mil telas, para caixas de água, entregue para população de baixa renda mediante cautela.
-Criação de uma central de hidratação, anexo ao Pronto Socorro, proporcionando atendimento a todos os pacientes, dando atenção especial a todos os casos.
-Capitação para médicos e enfermeiros da rede sobre protocolo de atendimento e tratamento da dengue.
*Foto: Renê Marcio Carneiro