Corumbá

Corumbá pretende vacinar 9,2 mil crianças contra a poliomielite

 

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no próximo sábado (18) em todo o Brasil com previsão de mais de 14,1 milhões crianças vacinadas, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Corumbá, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 9,2 mil crianças menores de cinco anos. As doses da vacina Sabin, que previne contra a paralisia infantil, estarão disponíveis em 16 unidades de saúde das 8 horas às 17 horas.

De acordo com o responsável pelo núcleo de imunização da Prefeitura, enfermeiro Wangley Bento de Campos, as doses estarão disponíveis em 16 unidades de saúde e também uma equipe móvel vai levar as doses até o Presídio Feminino. “As crianças que estiverem internadas em hospitais ou clínicas somente receberão a vacina após a alta, para evitar possíveis eventos adversos”, disse Wangley. A única contra-indicação é para crianças que estiverem com febre ou hospitalizadas.

Como já é de costume, as crianças residentes em assentamentos rurais da cidade não vão ficar de fora da campanha. Uma equipe volante da Estratégia de Saúde da Família vai levar a imunização. O mesmo já começou a ser realizado com os ribeirinhos. A 9ª edição do Povo das Águas, realizada entre os dias 7 e 11 de junho, levou as doses da vacina Sabin para os moradores do alto Pantanal. Na Aldeia Uberaba, dos índios Guatós, a vacinação será feita com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

No dia D da campanha, crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. A segunda etapa será realizada no dia 13 de agosto.

As doses estão disponíveis nas Unidades de Estratégia Saúde da Família Dom Bosco (Al: Laranjeira s/n B. Dom, Bosco); Beira Rio (Rua: Delamare s/n Centro); Luiz Fragelli (Rua: Eugênio Cunha – B. Universitário); Gastão de Oliveira (Rua: Nossa Senhora Conceição – B. Maria Leite); Vitória Régia (Bairro – Vitória Régia); Fernando Moutinho (Rua: Rio Grande do Sul – Cristo Redentor); Kadweus (Rua: Ciríaco de Toledo – Bairro – Kadweus); Dr. Paulo Maissato (Rua: Ciríaco de Toledo – Nova Corumbá); São Bartolomeu (Rua: Pernambuco – Bairro João de Deus); Dr. Humberto Pereira (Rua: Luiz Feitosa Rodrigues – N. S. de Fátima); Aeroporto (Rua: Ciriaco de Toledo – Bairro Aeroporto); Centro de Saúde da Mulher (Rua: 15 de Novembro – Centro); Centro Saúde da Ladeira Cunha e Cruz (Rua: Ladeira Cunha e Cruz – Centro); Escola Municipal Fernando de Barros (Rua: Oriental – Bairro: Centro América); Cervejaria (Rua: Tamengo – Bairro: Cervejaria) e Breno de Medeiros (Rua Ciríaco de Toledo s/n – Bairro Popular Nova).

Doses

A Secretaria de Saúde informa aos pais e responsáveis que as doses das vacinas contra Rotavírus, para crianças com até cinco meses de vida, e contra Pneumonia (pneumocócica 10-valente), para menores de dois anos, começaram a ser distribuídas nas Unidades de Saúde da Família de Corumbá nesta segunda-feira (10). (PMC)

 

Por: Da Redação