O prefeito Marcelo Iunes acompanhou na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto, os procedimentos iniciais para a intervenção arquitetônica de restauro do prédio do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA). As obras vão ser realizadas com recursos do programa PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, com valor total de R$ 3.249.080,65 (três milhões duzentos e quarenta e nove mil oitenta reais e sessenta e cinco centavos). Todo o processo tem o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como parceiro.
“É uma obra muito importante, um anseio antigo da nossa população. Muitas administrações passaram. Foi um trabalho de quase dois anos entre idas e vindas de Brasília para conseguirmos liberar esses recursos”, disse o prefeito que esteve no prédio acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz. Nesta sexta-feira, equipes da Fundação da Cultura vistoriaram o imóvel para início da obra física, que tem previsão para a próxima semana.
O ILA vai ser totalmente restaurado. Portas, janelas de madeira, o piso de madeira, escada. O Município vai trabalhar a parte de acessibilidade também, vai ter um elevador externo atendendo todos os andares (subsolo, primeiro andar e segundo andar). O elevador vai ser uma estrutura acoplada ao prédio, para não descaracterizar. A restauração vai atingir área externa da fachada também. No processo de restauro do ILA toda a parte de cobertura será refeita, forro, pisos, paredes, bem como restauro com prospecção das paredes.
O prédio do ILA não apresenta problemas estruturais. O maior problema é o telhado. Um vazamento deteriorou parte do forro. Esse forro todo vai ser restaurado, recomposto em madeira, que é característica original, assim como assoalho. O ladrilho hidráulico vai ser recuperado também, mantendo o imóvel na íntegra, como foi construído. A única adequação será para atender a acessibilidade, que é uma legislação federal. Para isso será feito o elevador com estrutura metálica. O prazo de execução é de um ano, mas como é restauro o período de conclusão depende do que o serviço for encontrando no desenvolvimento da obra.
De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o ILA “vai voltar a ser um atrativo ainda muito maior, após ser restaurado. Tenho certeza que o nosso diretor-presidente da Fundação da Cultura vai fazer com que seja movimentado como era. O importante é que conseguimos com o IPHAN nacional liberar os recursos. É um espaço nacionalmente reconhecido, que se tornará um novo atrativo”, complementou Marcelo Iunes.
“É uma obra importantíssima para a nossa comunidade. Esse espaço sempre foi uma referência municipal, estadual e nacional como cultura. Estamos preparando para entregarmos à comunidade, um espaço que é dela. Aqui vai ser, realmente, o verdadeiro centro, polo cultural dos corumbaenses”, disse Joilson Cruz, titular da Fundação da Cultura.
*Informações Comunicação PMC