Corumbá segue otimista ao concluir mais uma etapa da competição internacional Mayors Challenge, promovido pela Bloomberg Philantropies. Ao lado de representantes de mais 19 cidades da América Latina e do Caribe, a nossa vice-prefeita, Márcia Rolon, participou na cidade de Miami (EUA), entre os dias 24 e 25 de outubro do CityLab, encontro com prefeitos, especialistas em inovação e profissionais mais criativos do mundo como artistas, acadêmicos, financiadores e outros líderes dos setores público e privado focados na melhoria das cidades e na difusão de estratégias urbanas.
“Foi uma experiência única e maravilhosa. Um privilégio poder representar Corumbá em meio a tantas cidades do mundo. Participamos de vários encontros onde se discutiu questões de saúde como a zika, o meio ambiente, a migração, desafios e oportunidades do transporte. Senti-me dentro de um ambiente onde discutimos o futuro do planeta e saber que Corumbá está dentro disso tudo é muito satisfatório”, contou a vice-prefeita que foi sabatinada por um grupo de avaliadores cujas perguntas incluíram detalhes do projeto que transforma rejeitos de minério de ferro em materiais de construção.
O projeto-piloto prevê pavimentar alamedas da cidade com lajotas fabricadas com o rejeito e utilizando mão-de-obra de pessoas que cumprem o regime semi-aberto determinado pela Justiça. Sendo assim, a Prefeitura de Corumbá conta a parceria do Instituto Transformar, Poder Judiciário de MS, Vale Mineração, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e empresas do setor de construção.
“Percebi que a filosofia adotada pelo governo Paulo Duarte, das parcerias público-privadas, é uma prática muito bem avaliada entre todos por aqui. Isso é algo que está no cerne dessa administração e também de nosso projeto que foi escolhido como finalista da Bloomberg. Por isso e outros aspetos, estamos otimistas”, afirmou Márcia Rolon que segue viagem de retorno para Corumbá.
Até o final desse ano, a Bloomberg Philantropies anunciará as cinco cidades vencedoras. A primeira colocada receberá 5 milhões de dólares para implementação do projeto inovador. Já as outra quatro, receberão, cada uma, 1 milhão de dólares com a mesma finalidade.
Para conhecer mais sobre o projeto, visite a página exclusivamente dedicada a Corumbá no Mayors Challenge, clicando aqui. Junte se a nós e compartilhe essa boa notícia nas redes sociais, usando as hashtags: #MayorsChallenge #CorumbaFinalista #CorumbáSemprePraFrente.
Por: Da Redação