Parceria estabelecida entre a Prefeitura de Corumbá e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi apontada como altamente satisfatória pela equipe que coordena o programa Conexões dos Saberes do Ministério da Educação, criado para estimular a articulação entre a instituição universitária e as comunidades populares. O resultado é que, nos últimos anos, os índices de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm sido superiores a 70%.
A parceria foi formalizada em agosto de 2010. Isto permitiu ampliar as vagas disponibilizadas pelo curso pré-vestibular, atendendo um número bem maior de pessoas que, antes, não tinham condições de participar de um cursinho preparatório para o vestibular, na região pantaneira.
O resultado foi um dos assuntos tratados no final da manhã desta segunda-feira (17), durante um encontro da direção do programa com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). A audiência foi solicitada pela própria equipe do Conexões dos Saberes, para agradecer ao chefe do executivo corumbaense, “o apoio recebido da sua administração para otimização do programa”, conforme consta em um ofício entregue pelo grupo ao prefeito.
A audiência contou com as participações da coordenadora do Projeto “Curso preparatório pré ENEM”, professora Carmen Adélia Saad Costa; pela tutora do Grupo PET/Conexões, professora Jolise Saad Leite, e pelos coordenadores do cursinho, Ednaldo Ramos e Jussara Silva. O secretário de Gestão Governamental, Lamartine Figueiredo Costa, também participou do encontro.
O programa foi idealizado com o objetivo de promover a troca de saberes e fazeres entre a universidade e as comunidades populares, além de criar mecanismos que possibilitem o ingresso e permanência na universidade de jovens oriundos de espaços populares.
No ofício entregue a Ruiter, a coordenação do programa ressalta que a parceria entre a Universidade e a Prefeitura possibilitou que maior número de jovens pudesse participar do curso preparatório para o ENEM, que vem sendo oferecido desde 2005, no período noturno, para “complementar a sua formação do ensino médio, facilitando, dessa forma, o seu ingresso na Universidade”.
Os professores e coordenadores do programa agradeceram ao prefeito, por ele ter “compartilhado conosco a crença de que a educação é um importante instrumento de inclusão e mobilidade social, esperando que estes jovens possam contribuir para o engrandecimento cada vez maior de Corumbá”.
O prefeito afirmou que se sente feliz em ter atuado para “permitir que cada vez mais pessoas de origem humilde tenham acesso a uma universidade pública”. Lembrou que a parceria estabelecida foi justamente para “ampliar essa possibilidade às famílias que tem menos condições”, e que é preciso, cada vez mais, permitir que estes jovens, oriundos de famílias humildes, possam fazer um curso superior, ter uma profissão, para fazer frente ao mercado de trabalho, sustentar suas famílias, exercendo plenamente seu direito à cidadania.
Esta parceria, de imediato, permitiu dobrar o numero de alunos em relação aos anos anteriores. Para se ter uma ideia, partir de 2011 passou atender 80 estudantes. “Nosso objetivo foi ampliar este projeto para que mais pessoas tenham a oportunidade de conseguir uma vaga no ensino superior e serem protagonistas na construção de uma sociedade melhor, pessoas que possam colaborar com o desenvolvimento do nosso município”, reforçou o prefeito.
Por: Da Redação