Com a aprovação de 363 projetos de leis, leis complementares e ordinárias e decretos legislativos e 1.928 requerimentos e indicações nesta legislatura (2011/2012), a Câmara Municipal de Corumbá cumpriu seu papel e bem representou a população, afirmou o presidente da Casa, vereador Evander José Vendramini Duran (PP).
Os vereadores aproveitaram a última sessão do ano, realizada nesta terça-feira, e ocuparam a tribuna para realçar as ações desenvolvidas pelo Legislativo nestes dois anos, atuando sempre em defesa dos anseios da comunidade corumbaense e contribuindo para o saneamento e a transparência da administração pública num período de denúncias de corrupção no Executivo.
Ação política
Evander lembrou o trabalho em conjunto da Câmara com o Ministério Público e Polícia Federal, por meio da criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou indícios de irregulares administrativas no município, e apontou as ações políticas com o governador André Puccinelli e o senador Delcídio do Amaral traduzidas em improtantes obras para a cidade.
“Conseguimos sanear as contas num período difícil, onde planejamos a Câmara com 11 vereadores e chegamos a ter 15, por decisões judiciais, e ao final da Legislatura podemos afirmar, seguramente, que cumprimos o nosso papel perante a população corumbaense”, disse o vereador do PP. “Foi um orgulho muito grande para nós assumir a presidência”, completou.
Evander destacou ainda como uma das marcas da sua administração a digitalização de toda a legislação do município, desde 1924, agora disponibilizada ao público no portal da Câmara (www.camaracorumba.ms.gov.br). “Foi um grande avanço, pois a pesquisa nos arquivos era muito difícil e demorada. Hoje, o acesso é fácil e foi democratizado a toda a sociedade”, disse.
Fortalecimento
Na sessão desta terça, também discursaram em tom de despedida do ano legislativo os vereadores João Bosco da Silva e Souza (PT), Marcelo Iunes (PSD), Antônio Vianna Galã (PMDB) e Carlos Alberto Machado (PT). Todos destacaram o fortalecimento da Casa do Barão de Vila Maria, parabenizando também o colega Evander Vendramini pelo seu trabalho à frente da presidência.
“Foi uma experiência muito grande”, disse João Bosco. “Se hoje temos o reconhecimento dos cidadãos é porque cumprimos o nosso dever para o qual fomos eleitos”, frisou Marcelo Iunes. O vereador Machado disse que a Casa desempenhou um trabalho de muito respeito como porta-voz do povo. “Fomos uma Câmara independente e confrontamos com o Executivo quando foi preciso”, citou Galã.
Por: Da Redação