Estão abertas as inscrições para novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Corumbá e Governo Federal. As capacitações serão iniciadas na segunda-feira, 25, e estão a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os interessados em participar devem procurar as sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa e efetuar a matrícula.
Os cursos do Pronatec em Corumbá estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Na segunda serão iniciadas as aulas nas áreas de Almoxarifado (vespertino), 23 vagas, e Camareira (matutino), 29 vagas, no CRAS II da Nova Corumbá; Auxiliar Administrativo (vespertino), 26 vagas, no CRAS Central, localizado na Rua Edu Rocha, em frente ao Aeroporto; Recepcionista (noturno), 24 vagas, no CRAS I do Bairro Centro América, e Recepcionista de Meios de Hospedagens (matutino), 32 vagas, no Senac.
Em Corumbá, os cursos oferecidos pelo Pronatec foram iniciados na última segunda-feira, 18, nas áreas de Auxiliar Financeiro (vespertino), Almoxarife (matutino), Auxiliar Administrativo (vespertino) e Operador de Computador (matutino), todos no Senac; Balconista de Farmácia (matutino) no Centro de Referência de Assistência Social do Centro América (CRAS I), Operador de Caixa (matutino) e Auxiliar Administrativo (matutino), no CRAS Central da Rua Edu Rocha, e Operador de Caixa (noturno) no CRAS II, da Nova Corumbá.
Em abril, no Senac, serão abertas vagas para os cursos de Montador e Reparador de Computadores, Auxiliar de Pessoal, Garçom, Recepcionista de Serviços de Saúde, Acompanhante de Idosos, Organizador de Eventos, Atendente de Nutrição, Representante Comercial e Vendedor e Operador de Caixa.
O programa tem como público alvo as pessoas atendidas pelos programas sociais Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Além do Senac e dos CRAS, os cursos acontecem também no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco e, a partir de março, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Por: Da Redação