Corumbá

Corumbá iniciou nesta segunda, coleta de lixo na Estrada Parque

Porto da Manga, uma das localidades que começa ser atendida pela Prefeitura com coleta de lixo (Arquivo PMC)

 

Porto da Manga, uma das localidades que começa ser atendida pela Prefeitura com coleta de lixo (Arquivo PMC)

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira, 09, a coleta de lixo na região da Estrada Parque Pantanal Sul. Em um primeiro momento, os serviços acontecerão uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, em toda a extensão da antiga MS 228 (Rodovia da Integração), com 120 quilômetros de extensão.

“Em atendimento a uma orientação do prefeito Paulo Duarte, vamos fazer a coleta de lixo em todo a extensão da Estrada Parque, iniciando pela localidade conhecida como Buraco das Piranhas, na BR 262, no sentido Corumbá”, informou o superintendente de Serviços Urbano, Willian Zimi Padilha.

A coleta de lixo atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Federal, em atendimento às comunidades das regiões do Passo do Lontra (Rio Miranda) e Porto da Manga (Rio Paraguai). Em um primeiro momento, a Prefeitura estudou a possibilidade de realizar o serviço em duas, uma iniciando pela região do Lampião Aceso até o Porto da Manga, e a segunda, pelo Buraco das Piranhas até o Passo do Lontra.

No entanto, por determinação do prefeito Paulo Duarte, o serviço será em toda a extensão da Estrada Parque. “Esta é a primeira vez que a região será atendida com coleta de lixo. Vamos fazer este serviço sempre às segundas-feiras e conhecer a realidade, qual tipo de lixo, quantidade retirada, etc”, explicou Zimi.

Pelo TAC firmado com o Ministério Público, a Prefeitura tinha um prazo até outubro para iniciar a coleta e seria específica para atender as comunidades do Passo do Lontra e do Porto da Manga.

Antes mesmo do prazo, os serviços já estão acontecendo e, conforme o secretário Luiz Mário Preza Romão, de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, somente não foram iniciados antes, devido a questões legais. “O contrato com a empresa responsável completou um ano em agosto, e tínhamos que aguardar este período para ampliar os serviços, atendendo a legislação. Agora, tudo já está legalizado e iniciamos os serviços, importantes para minimizar problemas ambientais”, explicou.

Com 120 quilômetros, a Estrada Parque Pantanal Sul tem início na rodovia BR-262, no Buraco das Piranhas. Atravessa quatro sub-regiões do Pantanal: Miranda, Abobral, Nhecolândia e Paraguai. No seu trecho final defronta-se com a morraria do Urucum. Conta em toda a sua extensão com inúmeras pousadas, pesqueiros, restaurantes, entre outros empreendimentos voltados para a pesca esportiva e turismo ambiental.

Albuquerque e Morrinho

Com início dos serviços na Estrada Parque, a Prefeitura ampliou o seu programa de coleta de lixo que, além da área urbana, já atendia o Distrito de Albuquerque, região do Morrinho e a entrada do Assentamento Urucum. O trecho é atendido duas vezes por semana, sempre as terças e quintas-feiras.

 

Por: Da Redação