Ícone do site Pérola News

Corumbá inicia nesta quinta, uma mega ação de combate à dengue

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) lança nesta quinta-feira (29), uma mega operação de combate à dengue em Corumbá. Será durante um ato às 14 horas, em seu gabinete, com a presença de todos os integrantes da administração municipal que estarão engajados nos trabalhos, além de parceiros e do médico sanitarista Rivaldo Venâncio da Cunha, coordenador da Fundação Oswaldo Cruz em Mato Grosso do Sul.

Ruiter informou que esta grande operação terá participação de toda a equipe administrativa. Segundo ele, a dengue é um problema de saúde público e que, para evitar epidemias, é preciso que todos estejam engajados nesta luta. Por isto mesmo ele determinou que todos os secretários e principais assessores deverão participar do encontro, quando irá detalhar a operação que, a princípio, será desenvolvida até o mês de março.

Hoje, os trabalhos de prevenção e combate à dengue continuam sendo desenvolvidos na cidade, pelas equipes da Secretaria de Saúde e parceiros como o Exército e a Marinha do Brasil. Mas, com a chegada do verão e do período de chuvas, é preciso intensificar as ações e isto será possível com esta grande operação, envolvendo um número bem maior de pessoas e máquinas, para eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A mega operação terá a participação inclusive dos agentes de endemias nomeados pelo prefeito, aprovados nno co ncurso público de 2011, bem como dos agentes comunitários de saúde que, recentemente, participaram de um curso ministrado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e dos recém convocados pelo chefe do executivo.

O trabalho vai atingir toda a área urbana de Corumbá, inclusive imóveis fechados e terrenos baldios que, por falta de limpeza, apresentam riscos para a saúde da população. Parra se ter uma ideia, dias atrás, o CCC detectou imóveis que se encontram nesta situação na cidade e a lista foi encaminhada ao setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura, para notificação dos proprietários, visando limpeza e eliminação dos focos.

Além disso, a Secretaria de Saúde tem mantido as ações de rotina de prevenção e combate à dengue, principalmente por meio de campanhas de orientação junto à população, no sentido de manter as residências livres de focos da doença.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile