O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) esteve reunido na tarde de ontem, 19 de março, na 1ª Delegacia da Polícia Civil de Corumbá para discutir estratégias de ações a serem desenvolvidas nesta região de fronteira durante o ano de 2012. A reunião foi coordenada pelo tenente-coronel Walter Godoy Rojas, Secretário Executivo Estadual do GGI-F e contou com a presença do Comandante do Policiamento do Interior (CPI) coronel Nelson Antônio da Silva além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Polícia Militar Ambiental, Núcleo de Perícias, Marinha, Exército, Departamento de Operações de Fronteira e Agência de Inteligência da Polícia Militar.
O segundo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) do País, foi implantado em Corumbá, Mato Grosso do Sul, em abril de 2011 e desde então já foram realizadas duas grandes operações com a participação de todas as instituições de segurança pública federal, estadual e Forças Armadas. Os gabinetes têm como objetivo enfrentar de forma articulada o crime organizado nos onze estados que fazem divisa com outros países. O GGI-F do Mato Grosso do tem a finalidade de planejar, coordenar e executar ações de combate aos crimes transnacionais.
Durante a reunião desta segunda-feira, os integrantes do GGI-F apresentaram propostas para a realização de uma nova operação na região para o combate a atividades ilegais como contrabando e descaminho de bens e valores, roubos e furtos de veículos, invasão de propriedades, tráficos de drogas e armas que são crimes comuns na zona de fronteira.
Por: Da Redação