Corumbá

Corumbá: Fórum debate propostas para promover a igualdade racial

Fórum debate propostas para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Foto: Kleverton Velasques)

 

O Fórum debateu numa amplitude maior as propostas em prol dos afrosdescendentes (Foto: Kléverton Velasques)
Fórum debate propostas para o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Foto: Kleverton Velasques)

Pela primeira vez em nível local, o Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial debate numa amplitude maior as propostas em prol dos afrosdescendentes. Idealizado pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, o evento foi aberto na noite desta quarta-feira (08), no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e continua nesta quinta-feira, quando vários eixos temáticos discutem alternativas em busca de soluções.

O evento contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira que destacou a qualificação do fórum e as inúmeras oportunidades que ele proporcionará. “A partir de hoje, esperamos que até o dia 20 de novembro, data dedicada a Zumbi dos Palmares, tenhamos o plano definido, enviado ao Poder Legislativo e alcançado a sensibilidade para aprovação, para podermos entregar este presente a sociedade corumbaense”, afirmou.

A Secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, pontuou os avanços que a administração municipal atingiu em prol da igualdade racial. “Fomentamos debates e com eles contribuímos de forma concreta e efetiva para a construção de uma sociedade mais igualitária em termos raciais”, afirmou. “Somos o primeiro governo a ter uma gerência voltada para a erradicação do racismo e a promoção da inclusão dos grupos étnicos e raciais em nosso município”, ressaltou.

Ações pontuais

Durante a cerimônia de abertura, o gerente de Promoção da Igualdade Racial, David Vital do Rosário, destacou as ações pontuais que a Prefeitura vem realizando e ressaltou a importância de formatar as propostas que vão sair para o Plano Municipal de Igualdade Racial.

“É um momento ímpar para a população trazer seus anseios, propostas e a dificuldade que enfrenta no dia a dia”, explicou Davi. “Só assim poderemos inserir tudo dentro do programa que atenderá a população nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer. Nossa meta é construir um plano que vai nortear toda política”, completou.

Presente ao evento, o coordenador da Defensoria Pública de Corumbá, Carlos Eduardo Souza, destacou a importância de fazer valer a constituição brasileira, no que se refere à Promoção da Igualdade Racial. “Um princípio que norteia todas as relações da nossa república e que faz parte do nosso dia a dia é o principio da dignidade humana. Esse é o primeiro passo para que nós possamos dar continuidade ao nosso trabalho aqui no Fórum”, afirmou. “O valor da solidariedade é promover a igualdade entre as pessoas, concluiu”.

Palestra

Responsável pela palestra ‘Igualdade Racial: Conquistas Sociais e Políticas Públicas’, o ativista social Ahamad Schabibi destacou que é possível que a própria cidadania local, construa um plano que aos poucos vá superando os obstáculos daquilo que se entende por abismo racial. “O fato de nós hoje estarmos vivenciando essa conquista, decorre da luta de séculos e particularmente nas últimas décadas”, definiu.

Ainda segundo Schabibi, aquilo que levou décadas e séculos para conquistar como movimentos sociais, “hoje começam a fazer parte do estado brasileiro como política pública”. E conclui destacando a “importância de se desenvolver uma coragem cidadã, que em nível nacional foi preciso ter para começar a dar esses passos”.

 

Por: Da Redação