Ícone do site Pérola News

Corumbá figura em ranking das cidades mais transparentes do Brasil

Corumbá está entre as 27 cidades mais transparentes do Brasil, segundo dados do Ministério da Transparência/Controladoria Geral da União. Em Mato Grosso do Sul, a Cidade Branca está em segundo lugar, atrás apenas de Campo Grande que ficou em décimo lugar no ranking nacional.

Para o prefeito Marcelo Iunes o município está fazendo a lição de casa e prestando contas à população sobre a administração pública. O município tirou nota 9,44, faltando bem pouco para chegar a 10. O prefeito afirma que a meta é melhorar ainda mais nos próximos levantamentos.

Foram avaliados na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE), o que resultou em 691 entes. Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira. O período de avaliação foi de 09/07/2018 a 14/11/2018.

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.

A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Suas versões três versões concentram-se na transparência passiva e por isso foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação. Veja as informações completas clicando AQUI.


 

Sair da versão mobile