Ícone do site Pérola News

Corumbá faz reforço da campanha de vacinação contra HPV no Beira Rio

A Prefeitura de Corumbá realiza neste sábado, 13, um reforço da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) na região do Bairro Beira Rio. A ação se faz necessária diante da constatação de que muitas crianças do sexo feminino, na faixa etária de 11 a 13 anos, não haviam tomado a primeira dose.

A constatação foi durante uma busca ativa desenvolvida pela equipe de agentes comunitários de saúde da unidade do Beira Rio. Além da aplicação da vacina neste público alvo, os profissionais estão programando palestras não só para as crianças, mas também para os próprios familiares.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra HPV foi iniciada na segunda-feira. No Beira Rio, é grande o número de crianças que não receberam a primeira dose, o que será feito agora, neste sábado. A ação acontece das 08 às 11 horas e quem já participou da primeira etapa, vai receber a primeira dose, bem com o as meninas que completaram 11 anos recentemente.

A ação está sendo organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Saúde Beira Rio. Como se sabe, a partir deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero foi incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos.

A vacina anti HPV também é dispositivo de cuidados à saúde da criança e do adolescente, previsto no ECA, no seu artigo 14, parágrafo único que dispõe sobre a vacinação de crianças e adolescentes recomendados pelas autoridades sanitárias.

A vacina contra HPV distribuída no SUS é a quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile