Corumbá

Corumbá entrega novas semeadeiras para atender produtores rurais

emeadeiras vão atender pequenos produtores rurais da região

 

emeadeiras vão atender pequenos produtores rurais da região

A Prefeitura de Corumbá está dando continuidade a um programa de valorização da agricultura familiar com a entrega de 10 semeadeiras de tração animal, que vão atender pequenos produtores dos assentamentos existentes no município. Os equipamentos serão entregues esta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra).

Serão atendidas as Associações dos Trabalhadores Rurais do Tamarineiro II e Paiolzinho (ATRAT) e a dos Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá (APRAC), como também de São Gabriel e Paiolzinho, em comum acordo com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável).

O superintendente de Produção Agropecuária de Corumbá, Marcelo Roberto Wanderley Filho, explica que as semeadeiras de tração animal foram adquiridas pela Prefeitura, para atender propriedades rurais localizadas em áreas de acesso difícil, locais em que os produtores não conseguem trabalhar a terra com apoio de tratores. “Estas semeadeiras são consideradas ultrapassadas, mas são as únicas que atendem os produtores nestas localidades de difícil acesso”, explicou.

A entrega destes equipamentos faz parte de uma ação iniciada em julho, com a entrega de roçadeira de arrasto, semeadeira a lanço, além de batedeira de cereal. São equipamentos importantes para o plantio e também na colheita, contribuindo para aumento da produção de alimentos e, consequentemente, da renda familiar. Todo este material reforça as patrulhas mecanizadas já disponibilizadas aos produtores, como parte da agricultura familiar.

As semeadeiras são máquinas para uso da agricultura familiar, de plantio direto ou convencional, utilizadas princialmente em terrenos acidentados. Podem ser tracionadas por um ou dois animais, e contribuem no plantio de milho, soja, feijão, sorgo, girassol, amendoim, pipoca, arroz, entre outros, exceto hortaliças.

Os equipamentos serão úteis também para a continuidade dos programas desenvolvidos pela Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (Funterra), que é responsável direto pelas patrulhas mecanizadas já existentes nos assentamentos e que contam com tratores, complementados com diversos equipamentos como grades aradora e niveladora de arrasto, roçadeira de arrasto, plataforma agrícola, arado fixo, carreta agrícola e ensiladeira/colhedeira de forragem.

 

Por: Da Redação