O vice-presidente da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), Cyro Vicente Boccuzzi), acompanhado de diretores, se reuniu por duas horas com os vereadores de Corumbá, na tarde desta quarta-feira (13), para anunciar que a empresa disponibilizará mais postos de recebimento de pagamentos de contas de consumo de energia na cidade, atendendo inclusive o distrito de Albuquerque.
Nas últimas sessões do Legislativo corumbaense antes do recesso que termina em 1º de agosto, o precário serviço de atendimento aos consumidores pela Enersul foi alvo de críticas. O problema foi levantado pelo vereador Salatiel do Nascimento (PDT) e ganhou o apoio dos demais edis, com a aprovação de um requerimento de urgência que solicitou a intervenção do Ministério Público Estadual.
A empresa chegou a contestar as deficiências apontadas pela Câmara, mas levantamentos realizados pela mesa-diretora confirmaram que apenas quatro, dos oito postos de atendimento ao público listados, estavam recebendo o pagamento das faturas de energia. Os vereadores apontaram que a empresa estava cometendo um descaso com a população de uma cidade de 100 mil habitantes.
Novos postos
Reconhecendo que é preciso melhorar o serviço, o vice-presidente Cyro Vicente afirmou aos vereadores presentes à reunião – Evander Vendramini Duran (PP), presidente; Salatiel Nascimento, Marcos de Souza Martins (PT) e Dirceu Miguéis (PMDB) – que a empresa está negociando com a Caixa Econômica Federal o recebimento das contas em casas lotéricas, como ocorria anteriormente.
Acompanhado do diretor de operações Edmir José Bosso, e do coordenador do escritório de Corumbá, Francisco Almeida, o vice-presidente garantiu que mais quatro postos de atendimento estão sendo operacionalizados de imediato em Corumbá, sendo três já definidos: Farmácia Brasil e Imobiliária Perfil, no centro, e Conveniência do Arthur, no bairro Popular Velha. O quarto será em Albuquerque.
“Devemos instalar pelo menos mais cinco na área urbana”, informou Cyro Vicente, realçando que a Enersul tem por meta prestar um bom serviço a seus consumidores. O presidente do Legislativo, Evander Vendramini, disse que a Câmara é a ressonância do clamor da população e tem recebido muitas reclamações quanto as dificuldades para se pagar a conta de energia na cidade.
Solução rápida
Os vereadores Marcos Martins, Salatiel Nascimento e Dirceu Miguéis deram como exemplo o posto de atendimento que funciona rua Rua Delamare, onde as filas na calçada expõe as pessoas, muitas das quais idosas, ao sol escaldante, por falta de mais opções de locais de pagamento. “Não estamos aqui para criticar a Enersul, queremos alternativas, uma solução para melhorar o serviço”, disse Salatiel.
O vice-presidente da Enersul destacou a atuação dos vereadores e disse que a empresa quer ampliar esse canal de ligação com o Legislativo. O presidente da Casa, Evander Vendramini, considerou a reunião produtiva por atender prontamente a população. Citou que a empresa energética demonstrou boa vontade, empenho e sensibilidade em solucionar as deficiências apontadas.
Investimentos
Ao final da reunião, os dirigentes da Enersul fizeram um breve balanço das ações operacionais da empresa, anunciando investimentos de R$ 4,2 milhões em Corumbá e região. As metas incluem o projeto de ampliação da capacidade da subestação local em mais 65% – dos atuais 40 mil KVA para 65 mil KVA. A empresa vislumbra um desenvolvimento industrial na região nos próximos quatro anos.
Por: Da Redação