O desenvolvimento do turismo de fronteira foi amplamente debatido na segunda-feira, 25, durante um encontro envolvendo os segmentos turístico e cultural das cidades de Corumbá e de Puerto Suarez, localizada na Bolívia. O encontro segue a linha estabelecida pelo prefeito corumbaense, Paulo Duarte que iniciou o processo durante uma reunião com o prefeito (alcaide) da cidade boliviana, Roberto Vaca Yorge.
A reunião aconteceu na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque com participação da vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; da Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, e representantes da Cultura e do Turismo de Puerto Suarez. O objetivo é integrar o turismo entre o Brasil e a Bolívia, conforme estabelecido no primeiro encontro institucional sugerido pelo prefeito Paulo Duarte no início de março.
Essa primeira reunião de ação institucional serviu de preparação para o “Encontro de Turismo de Fronteira” que acontecerá entre os dias 02 e 04 de maio, durante a realização do Festival América do Sul. Na oportunidade será traçado um plano binacional para melhor atender o turista que transita na região.
“Durante esses dias do encontro, representantes de operadoras e agências de turismo de Santa Cruz de La Sierra, vão conhecer os atrativos turísticos de Corumbá para serem comercializados. Como tivemos conhecimento que Puerto Suarez e Puerto Quijarro possuem certas dificuldades em inserir seus pontos turísticos, nós vamos fazer o elo de ligação para realizar esse diálogo entre essas cidades, para que assim, possamos criar e promover o turismo de fronteira”, disse Hélènemarie.
Conforme a diretora, Corumbá disponibiliza locais para visitação como a Estrada Parque Pantanal Sul, Balneários e atrativos rurais na região do Urucum, o Patrimonio histórico e arquitetônico de Corumbá, o Forte Junqueira, os Centros de Artesanato, Bares, Restaurantes e Hotéis. Em Puerto Suárez serão visitados: o Mirante da Baía Cáceres, o Balneário el Sala’O e outros atrativos.
Por: Da Redação