A Prefeitura de Corumbá formalizou a inscrição de dez projetos estratégicos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025, do Governo Federal. As propostas estão distribuídas entre os eixos de Saúde, Educação e Infraestrutura Social e Urbana, com foco em ampliar a rede pública de atendimentos, modernizar equipamentos e reduzir desigualdades territoriais e sociais.
No PAC Saúde 2025, que visa fortalecimento da atenção básica e especializada os projetos apresentados por Corumbá são os seguintes:
Construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) – Porte II
A proposta prevê a construção de uma UBS do tipo Porte II, com capacidade para até três equipes de Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. A unidade será equipada com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacinação, farmácia, área administrativa, sala de procedimentos e infraestrutura adaptada à acessibilidade. A unidade também poderá contar com tecnologias sustentáveis, como placas solares e climatização com renovação de ar.
Aquisição de 8 kits de telessaúde
Os kits serão utilizados para implementar pontos de Telessaúde nas UBSs do município, integrando Corumbá à estratégia nacional SUS Digital. Os equipamentos incluem notebooks, televisores, webcams e outros itens voltados à realização de teleconsultas e atendimentos remotos.
Fornecimento de 8 combos de equipamentos para UBS
Cada combo, estimado em R$ 158 mil, inclui equipamentos médicos básicos (balanças, estetoscópios, otoscópios), mobiliário (mesas, cadeiras, armários), itens de informática para telessaúde e aparelhos odontológicos (cadeiras e autoclaves). O objetivo é modernizar as unidades básicas e melhorar a qualidade do atendimento.
Construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Tipo II
O CAPS Tipo II atenderá pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, funcionando em regime de atenção diária. A unidade contará com equipe multiprofissional (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais), além de infraestrutura com salas terapêuticas, consultórios, farmácia e espaços de convivência.
Construção de Policlínica (projeto estadual)
Embora o projeto tenha sido cadastrado pelo Governo do Estado, a futura policlínica beneficiará diretamente a população de Corumbá. A unidade oferecerá atendimentos especializados, exames e procedimentos ambulatoriais em um modelo de cuidado integrado. A proposta visa ampliar o acesso a especialistas e reduzir a sobrecarga das unidades hospitalares.
No PAC Educação, a Prefeitura busca garantir melhores condições de acesso e permanência de crianças e jovens na rede pública. Os projetos cadastrados são:
Aquisição de ônibus escolar
O veículo será destinado ao transporte de estudantes da zona rural, como parte do programa federal Caminho da Escola. A medida visa reduzir a evasão escolar e garantir segurança e conforto no trajeto até as unidades educacionais.
Construção de Creche Pré-Escola Tipo 2
A unidade atenderá até 188 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses em dois turnos ou 94 em período integral. A estrutura incluirá salas de aula, áreas de recreação, refeitório, cozinha, banheiros adaptados e espaços administrativos, ampliando a oferta de vagas na educação infantil.
Na área de infraestrutura e inclusão social, Corumbá apresentou três propostas voltadas à melhoria das condições urbanas e à redução de riscos de desastres naturais. São elas:
Construção de Espaço Esportivo Comunitário
Voltado à promoção do esporte, lazer e convivência, o espaço contará com campo de futebol society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e parquinho infantil. Com área mínima de 3 mil m², o investimento estimado é de até R$ 1,5 milhão.
Obras de Drenagem Urbana – Prevenção de Desastres
O projeto busca minimizar os impactos de alagamentos, enchentes e inundações em áreas urbanas. A proposta considera critérios como risco hidrogeológico e número de moradores em áreas vulneráveis, com financiamento previsto pelo Orçamento Geral da União (OGU).
Obras de Contenção de Encostas
Para proteger comunidades em áreas com histórico de deslizamentos, a Prefeitura propôs intervenções de contenção de encostas. Os critérios de seleção priorizam municípios com recorrência de desastres e presença de mais de 500 pessoas em áreas de risco.
*Informações e foto Comunicação PMC