Ícone do site Pérola News

Corumbá: Base Comunitária completa 80 dias sem roubos nos comércios locais

O Policiamento Comunitário foi intensificado na Parte Alta da cidade de Corumbá no final do mês de abril de 2012. Entende-se por parte alta da cidade um aglomerado de bairros populosos como: Popular Nova, Bairro Guanandi, Loteamento Pantanal, Nova Corumbá, Guaná e outros.

Nestes locais há um grande número de comércio como: açougues, mercearias, mercados, lojas de materiais de construção, conveniências, pet shopping, entre outros, totalizando quase uma centena.

Antes da atuação efetiva do policiamento comunitário na região, quase que diariamente aconteciam roubos nestes comércios, onde era comum em um período de duas semanas acontecerem vários roubos em um só estabelecimento.

Havia uma grande sensação de insegurança pairando sobre a região da parte alta da cidade, sendo que diversos comerciantes fecharam seus comércios e outros tantos estavam na iminência de fazê-lo, que apenas não baixaram suas portas do local, graça aos policiais militares que atuam no policiamento comunitário e que através de visitas constantes tranquilizaram estas pessoas e trouxeram os mesmos para dentro dos preceitos filosóficos da doutrina de Polícia Comunitária, que é a interação entre a Comunidade e a Polícia.

Esta interação esta fortemente visível na região, onde os comerciantes se reuniram e fizeram uma doação através do CONSEG de um aparelho de telefone celular, que é utilizado pelos policiais que fazem o patrulhamento nos bairros e que recebem diariamente diversos telefonemas não só de comerciantes, mas também de todas as pessoas da comunidade interessadas em repassar informações úteis ao trabalho da polícia, ou que de alguma forma querem colaborar para o bem estar de seu bairro.

Devido a estas ações de polícia comunitária, o último roubo ocorrido na Parte Alta da cidade foi no dia 29 de abril de 2012, completando na data de hoje dia 18 de julho, 80 dias sem roubo ao comércio na região. Isso é um demonstrativo da eficiência que o policiamento comunitário pode proporcionar à população, principalmente se é feito por policiais comprometidos e instruídos para trabalharem dentro da filosofia desse policiamento.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile