Em audiência no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, 28 de abril, o prefeito Dr. Gabriel apresentou ao assessor da Presidência da República, Geraldo Júnior, as demandas do município nas áreas da saúde e do meio ambiente.
Dr. Gabriel reforçou o pedido de apoio na prevenção e no combate às queimadas no Pantanal. O chefe do Executivo municipal destacou a necessidade de envio de brigadistas, equipamentos, suporte logístico e recursos para ações de prevenção, fiscalização e recuperação de áreas degradadas.
Também defendeu a importância de o Governo Federal incentivar os municípios que atuam de forma preventiva no enfrentamento aos incêndios. Na solicitação ao Ministério das Cidades, o prefeito ressaltou que, em 2024, os incêndios florestais devastaram mais de 616 mil hectares apenas em Corumbá.
Foi solicitada ainda a liberação de R$ 1,8 milhão do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), atualmente retido, para investimentos na área de oncologia da Santa Casa de Corumbá. O recurso será essencial para ampliar programas de detecção precoce e prevenção do câncer, garantindo atendimento de maior qualidade à população da região.
O prefeito apresentou um panorama detalhado da situação financeira enfrentada pela Santa Casa, que atende uma população estimada em quase 200 mil pessoas, incluindo cidadãos bolivianos e moradores de municípios vizinhos.
À Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, foi solicitado o apoio da União para garantir a sustentabilidade do hospital, com propostas que incluem novos modelos de financiamento, convênios específicos para municípios de fronteira e repactuações que considerem a demanda ampliada de atendimento.
*Informações Comunicação PMC / Foto: Divulgação