Corumbá

Corumbá: Aluna de escola rural da REME é finalista do prêmio MPT na Escola 2023

 

Corumbá é destaque por mais um ano no Prêmio ‘MPT na Escola’, dos cincos classificados na etapa estadual, o trabalho da aluna Anna Luíza Godoy da Silva Rodrigues, estudante da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões, intitulado “A aventura de Pedro” está entre os três melhores na categoria Contos (alunos dos 6º e 7º anos).

O coordenador local da premiação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), professor Jorge Sambrana, destacou o envolvimento da comunidade escolar junto às ações promovidas pelo MPT e Secretaria Municipal de Educação. “As escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá por mais um ano abraçaram a proposta do combate ao trabalho infantil. Coordenadores e professores engajaram-se no desenvolvimento de ações com objetivo de fomentar na comunidade que lugar de criança é na escola”.

A Prefeitura de Corumbá, através da Secretária Municipal de Educação, adere todo o ano ao projeto porque acredita que através da conscientização na escola o combate ao trabalho infantil torna-se mais eficaz.

Neste ano, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 05 de dezembro, às 13 horas. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de fomento à proteção de adolescentes trabalhadores e trabalhadoras.

O MPT na Escola é um projeto transformador, porque tem entre seus objetivos informar a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, sobre os efeitos nocivos do trabalho infantil, desconstruir mitos criados em torno do tema, bem como mostrar que crianças possuem o direito fundamental de ser criança e, portanto, de usufruir de uma infância plena, digna e saudável.

*Comunicação PMC