Os Bombeiros do 3º Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá participam desde segunda-feira (7) de um treinamento de salvamento veicular. A capacitação, que faz parte do Programa de Instrução 2013, segue até dia 12 de janeiro (sábado).
O curso visa padronizar ações de salvamento veicular. De acordo com o Corpo de Bombeiros este processo precisa ocorrer de forma sincronizada para que a cena do acidente seja segura para o início dos trabalhos de desencarceramento e extração da vítima. A capacitação também tem por objetivo estabelecer padronização de doutrina técnica e tática de salvamento terrestre e promover aprimoramento técnico dos bombeiros, definindo ações de segurança no local do acidente envolvendo veículos através dos diferentes riscos encontrados.
Nas disciplinas teóricas e práticas estão sendo abordadas técnicas de desencarceramento, técnicas de retirada de portas pelas dobradiças e pela trava da porta, rebatimento do teto para trás, frente e para lateral; retirada total do teto, criação da terceira porta, levantamento do painel, localização dos air bags, estabilização do veículo, acesso e extração da vítima. O curso conta ainda com o treinamento prático e simulação de resgate de um acidente.
O Salvamento Veicular é o procedimento utilizado para localizar, acessar, extrair, estabilizar e transportar vítimas que estejam presas às ferragens de um veículo acidentado. Neste procedimento o Corpo de Bombeiros utiliza equipamentos especiais para realizar o salvamento, como por exemplo, desencarceradores, que são ferramentas hidráulicas com alta capacidade de corte ou expansão – o instrumento pode ser em forma de tesoura, cunha ou cilindros. Também possui a serra sabre, ferramenta com lâminas afiadas que conseguem cortar as ferragens dos veículos.
Por: Da Redação